Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Nivel gratuito

Estou iniciando em aws e estou com duvida sobre como saber quais serviços são elegiveis ao nível gratuito, no curso começando em cloud o professor ao criar uma instancia EC2, ele escolheu uma t2.micro e ele disse que não escolheu por acaso porque ela esta coberta no período de uso gratuito. Eu gostaria de saber como ter ctz de que se eu criar a instancia e manipula-la para fins de aprendizado se não irei ser cobrado no cartão de credito.

1 resposta
solução!

Olá, Rodrigo!

Entendo sua preocupação em evitar cobranças inesperadas ao usar a AWS. Para garantir que você está utilizando apenas os serviços elegíveis ao nível gratuito, você pode seguir alguns passos simples:

1. Verifique a página do nível gratuito da AWS: A AWS mantém uma página dedicada que lista todos os serviços e recursos que são elegíveis para o nível gratuito. Você pode acessar essa página aqui. Certifique-se de revisar essa lista regularmente, pois ela pode ser atualizada.

2. Utilize o Console da AWS: Quando você estiver no console da AWS, ao selecionar um serviço, geralmente há uma indicação se ele é elegível para o nível gratuito. Por exemplo, ao escolher uma instância EC2, você verá uma marcação ao lado das instâncias que são cobertas pelo nível gratuito, como a t2.micro.

3. Configurações de Alerta de Faturamento: Configure alertas de faturamento para ser notificado se você estiver prestes a ultrapassar os limites do nível gratuito. No console da AWS, vá para o serviço de "Billing" (Faturamento) e configure alertas de uso.

4. AWS Budgets: Outra ferramenta útil é o AWS Budgets, que permite definir orçamentos e receber alertas quando o uso se aproxima do limite estabelecido. Isso pode ajudar a evitar surpresas na fatura.

5. Monitoramento Regular: Verifique regularmente o seu painel de faturamento e uso no console da AWS para monitorar seu consumo de recursos. Isso ajuda a garantir que você está dentro dos limites do nível gratuito.

Exemplo prático:

• Se você estiver criando uma instância EC2, ao selecionar o tipo de instância, escolha a t2.micro e verifique a indicação de que ela é elegível para o nível gratuito. Além disso, ao configurar a instância, certifique-se de que o sistema operacional escolhido também esteja coberto pelo nível gratuito, como o Amazon Linux ou algumas versões do Ubuntu.

Bons estudos!