Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Nine Box - Como definir o potencial de alguém?

Olá,

Para mim não ficou claro como avaliar o potencial de alguém. Digo isso pois no meu ultimo emprego, como Sales Engineer, eu estava desempenhando muito bem, mas fui desligado por um layoff. A justificativa foi que eu não estava mais alinhado com a cultura da empresa (o que é parcialmente verdade na minha opinião). Eles utilizavam um tipo de avaliação onde os parceiros de equipe, clientes internos e a liderança avaliam o funcionário para então dizer o desempenho. Dito isso, eu fui bem avaliado pelos meus colegas e clientes internos, mas não pela minha liderança.

Com essas informações (que inevitavelmente são parciais, pois com certeza a liderança não tomou a decisão de maneira subjetiva), como enquadrar o NineBox nesse tipo de cenário?

3 respostas
solução!

Olá, Luís!

Entendo sua dúvida e percebo que sua situação pode parecer complexa. A matriz Nine Box é uma ferramenta que visa avaliar o desempenho e o potencial de um funcionário, mas é importante lembrar que ela é apenas uma das muitas ferramentas disponíveis e não é uma ciência exata.

No seu caso, parece que houve uma discrepância entre a avaliação de seus colegas e clientes internos e a avaliação da sua liderança. Isso pode acontecer por várias razões e pode não refletir necessariamente o seu verdadeiro desempenho ou potencial.

A matriz Nine Box avalia o desempenho (eixo X) e o potencial (eixo Y). O desempenho é medido com base em resultados tangíveis e metas atingidas, enquanto o potencial é uma avaliação mais subjetiva que leva em consideração a capacidade do indivíduo de assumir responsabilidades maiores no futuro.

No seu caso, se você estava desempenhando muito bem e foi bem avaliado por seus colegas e clientes internos, você provavelmente estaria em uma posição alta no eixo X (desempenho). No entanto, a avaliação de sua liderança pode ter impactado sua posição no eixo Y (potencial).

A cultura da empresa também desempenha um papel importante na avaliação do potencial. Se você não estava mais alinhado com a cultura da empresa, isso pode ter afetado a percepção de sua liderança sobre seu potencial para assumir responsabilidades maiores dentro da organização.

Espero ter ajudado e bons estudos!

O problema é que há péssimos líderes e realmente na hora de avaliar o potencial não é totalmente "objetivo", se olha na panelinha. Não basta ser bom, no trabalho, tem que ter líderes bons também.

sua dúvida gerou a mesma pergunta em mim, como medir o potencial de alguem, quais são as qualidades subjetivas medidas pela liderança da empresa para se medir isso?