1
resposta

nine box

Para mim não ficou claro como avaliar o potencial de alguém. Digo isso pois no meu ultimo emprego, como Sales Engineer, eu estava desempenhando muito bem, mas fui desligado por um layoff. A justificativa foi que eu não estava mais alinhado com a cultura da empresa (o que é parcialmente verdade na minha opinião). Eles utilizavam um tipo de avaliação onde os parceiros de equipe, clientes internos e a liderança avaliam o funcionário para então dizer o desempenho. Dito isso, eu fui bem avaliado pelos meus colegas e clientes internos, mas não pela minha liderança.

Com essas informações (que inevitavelmente são parciais, pois com certeza a liderança não tomou a decisão de maneira subjetiva), como enquadrar o NineBox nesse tipo de cenário?

1 resposta

Olá, Thiuli, como está?

Bem, a ferramenta Nine Box é bastante utilizada para avaliar tanto o desempenho quanto o potencial de funcionários, e pode ser um pouco confusa no início.

A matriz Nine Box é composta por nove quadrantes que cruzam duas dimensões: desempenho (performance) e potencial. Cada quadrante representa uma combinação diferente dessas duas dimensões, variando de baixo a alto.

  1. Desempenho: Avalia como a pessoa está se saindo nas suas funções atuais. Isso pode incluir metas atingidas, feedback de colegas e clientes, e outros indicadores de sucesso no papel atual.
  2. Potencial: Avalia a capacidade da pessoa de assumir responsabilidades maiores ou diferentes no futuro. Isso pode incluir habilidades de liderança, adaptabilidade, capacidade de aprendizado, entre outros.

No seu caso, você mencionou que foi bem avaliado pelos colegas e clientes internos, o que sugere um bom desempenho. No entanto, a liderança pode ter tido uma percepção diferente, possivelmente relacionada ao seu potencial ou ao alinhamento com a cultura da empresa.

Para aplicar a Nine Box nesse cenário, você poderia considerar os seguintes passos:

  1. Coletar feedback: Além das avaliações de desempenho, obter feedback específico sobre onde a liderança viu lacunas no potencial ou alinhamento cultural.
  2. Autoavaliação: Reflexão sobre as próprias habilidades e áreas de desenvolvimento. Onde acha que poderia melhorar ou se alinhar melhor com a cultura da empresa?
  3. Desenvolvimento contínuo: Identificar oportunidades de desenvolvimento que possam aumentar o potencial e alinhamento com a cultura empresarial. Isso pode incluir treinamentos, mentoria ou novas experiências de trabalho.

Dessa maneira, espero ter ajudado e qualquer dúvida ou perguntas estou aqui para auxiliar.

Até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!