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nil:NilClass (NoMethodError) no FogeFoge

Oi pessoal, estou tentando encontrar esse erro mas não entendo por quê ele está aparecendo já que "calcula_nova_posicao" foi definido lá embaixo. Alguém saberia me ajudar, por favor?

Descrição: /Users/ramona/fogefoge.rb:130:in joga': private methodcalcula_nova_posicao' called for nil:NilClass (NoMethodError) from /Users/ramona/fogefoge.rb:6:in inicia_fogefoge' from main.rb:3:in

'

fogefoge.rb

require_relative 'ui'
require_relative 'heroi'

def inicia_fogefoge
    nome = da_boas_vindas
    joga nome
end

def le_mapa(numero)
    arquivo = "mapa#{numero}.txt"
    texto = File.read(arquivo)
    mapa = texto.split("\n")
end

def encontra_jogador(mapa)
    caracter_do_heroi = "H"
    mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
        coluna_do_heroi = linha_atual.index caracter_do_heroi
        if coluna_do_heroi
            heroi = Heroi.new
            heroi.linha = linha
            heroi.coluna = coluna_do_heroi
            return
        end
    end
    nil
end

def calcula_nova_posicao(heroi, direcao)
    heroi = heroi.dup
    movimentos = {
        "W" => [-1, 0],
        "S" => [+1, 0],
        "A" => [0, -1],
        "D" => [0, +1]
        }
    movimento = movimentos[direcao]
    heroi[0] += movimento[0]
    heroi[1] += movimento[1]
    heroi
end

def posicao_valida?(mapa, posicao)
    linhas = mapa.size
    colunas = mapa[0].size

    estourou_linha = posicao[0] < 0 || posicao[0] >= linhas
    estourou_coluna = posicao[1] < 0 || posicao[1] >= colunas

    if estourou_linha || estourou_coluna
        return false
    end

    valor_atual = mapa[posicao[0]][posicao[1]]
    if valor_atual == "X" || valor_atual == "F"
        return false
    end

    true
end

def soma(vetor1, vetor2)
    [vetor1[0] + vetor2[0], vetor1[1] + vetor2[1]]
end

def posicoes_validas_a_partir_de(mapa, novo_mapa, posicao)
    posicoes = []
    movimentos = [[-1, 0], [0, +1], [+1, 0], [0, -1]]
    movimentos.each do |movimento|
        nova_posicao = soma posicao, movimento
        if posicao_valida?(mapa, nova_posicao) && posicao_valida?(novo_mapa, nova_posicao)
            posicoes << nova_posicao
        end
    end
    posicoes
end

def move_fantasma(mapa, novo_mapa, linha, coluna)
    posicoes = posicoes_validas_a_partir_de mapa, novo_mapa, [linha, coluna]
    if posicoes.empty?
        return
    end

    aleatoria = rand posicoes.size
    posicao = posicoes[aleatoria]

    mapa[linha][coluna] = " "
    novo_mapa[posicao[0]][posicao[1]] = "F"
end

def copia_mapa(mapa)
    mapa.join("\n").tr("F", " ").split("\n")
end

def move_fantasmas(mapa)
    caractere_do_fantasma = "F"
    novo_mapa = copia_mapa mapa
    mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
        linha_atual.chars.each_with_index do |caractere_atual, coluna|
            eh_fantasma = caractere_atual == caractere_do_fantasma
            if eh_fantasma
                move_fantasma mapa, novo_mapa, linha, coluna
            end
        end 
    end
    novo_mapa
end

def jogador_perdeu?(mapa)
    perdeu = !encontra_jogador(mapa)
end

def remove(mapa, posicao, quantidade)
    if quantidade == 0
        return
    end
    posicao = posicao.direita
    posicao.remove_do mapa        
    remove mapa, posicao, quantidade - 1
end

def joga(nome)
    mapa = le_mapa 3

    while true
        desenha mapa
        direcao = pede_movimento

        heroi = encontra_jogador mapa
        nova_posicao = heroi.calcula_nova_posicao direcao
        if !posicao_valida? mapa, nova_posicao.to_array
            next
        end
        heroi.remove_do mapa
        if mapa[nova_posicao.linha][nova_posicao.coluna] == "*"
            remove mapa, nova_posicao, 4
        end
        nova_posicao.coloca_no mapa

        mapa = move_fantasmas mapa
        if jogador_perdeu? mapa
            game_over
            break
        end
    end
end

heroi.rb

class Heroi
    attr_accessor :linha, :coluna
    def calcula_nova_posicao(direcao)
        heroi = dup
        movimentos = {
            "W" => [-1, 0],
            "S" => [+1, 0],
            "A" => [0, -1],
            "D" => [0, +1]
            }
        movimento = movimentos[direcao]
        heroi.linha += movimento[0]
        heroi.coluna += movimento[1]
        heroi
    end

    def direita
        calcula_nova_posicao "D"        
    end

    def to_array
        [linha, coluna]
    end

    def remove_do(mapa)
        mapa[linha][coluna] = " "
    end

    def coloca_no(mapa)
        mapa[linha][coluna] = "H"
    end

end

ui.rb

def da_boas_vindas
    puts "Bem vindo ao fode-fode"
    puts "Qual é o seu nome, rapaiz?"
    nome = gets.strip
    puts "Começaremos o jogo para você, #{nome}"
    nome
end

def pede_movimento
    puts "Para onde deseja ir?"
    movimento = gets.strip
end

def desenha(mapa)
    puts mapa
end

def game_over
    puts "\n\n\n\n\n\n"
    puts "Game Over"    
end

main.rb

require_relative 'fogefoge'

inicia_fogefoge

mapa3.txt

XXXXXXXXXXXXXXXXX
X   FFF  X      X
X X XX X X X XX X
X X X* X     X  X
X   X XXXX XXX XX
  X     XX  X   X
 XXX XX XXX X X X
  X         X X X
X   X X XXX FFF X
X X     XXX XXX X
X X XXX   X XXX X
X  HXXX X X   X X
XXX*FXXFX   X   X
1 resposta
solução!

Oi Bruna tudo certo ??

Faltou retonar o herói dentro do if na funçãoencontra_jogador:

def encontra_jogador(mapa)
    caracter_do_heroi = "H"
    mapa.each_with_index do |linha_atual, linha|
        coluna_do_heroi = linha_atual.index caracter_do_heroi
        if coluna_do_heroi
            heroi = Heroi.new
            heroi.linha = linha
            heroi.coluna = coluna_do_heroi
            return heroi
        end
    end
    nil
end

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