Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Nguento mais orientação objetos, QUERO PROGRAMAÇÃO FUNCIONAL !

Desculpe mais não aguento mais essa parte de orientação a objetos.

Deis dos primeiros minutos do curso o instrutor fala que tal técnica é para FACILITAR a leitura e a reutilização de código. Pois bem, que facilitação é essa que cria cada vez mais código ilegível e complexo ?

Cheguei a conclusão que isso facilita a interpretação APENAS de usuários AVANÇADOS em javascript , dificultando a legibilidade do código de uma maneira geral. A PERGUNTA AQUI É : SE VOCÊ É UM PROGRAMADOR AVANÇADO, QUAL O RAIO DO PROBLEMA DE FAZER AS COISAS DE MANEIRA SIMPLES ?????

4 respostas

Opa Rodrigo, blz?

Achei bem interessante a sua dúvida, pois eu sempre trabalhei com OO e na maioria das vezes consegui resolver os problemas que tive de uma maneira eficiente e organizada...

Eu mexi bem pouco com funcional e também gostei, porém, em alguns momentos eu acredito que tende a ser enxuta demais, algo que prejudica a manutenção do projeto dependendo de quem escreve o código, pois em alguns momentos o programador precisa interpretar diversas linhas de código que envolve recursão, operações ou coisas do gênero para saber o que está acontecendo... Claro, conforme vai ganhando experiência, vai ficando cada vez mais fácil, mas isso é válido para OO também :)

Resumindo, quero entender mais o sobre o seu ponto de vista para poder concluir melhor as situações que o OO não é muito bem vindo. A princípio, em OO, eu vejo mais problema na verbosidade (que é benéfico para compreender melhor o código), mas pode ser que tenham mais detalhes...

Pelo que eu entendi você sugeriu que OO possa ser mais complexa que PF. No entanto, PF também tem suas(muitas) complexidades dependendo do caso, do mesmo jeito que OO.

Talvez por OO ser mais conhecida e muito bem aceita, você possa ver muitos exemplos avançados; enquanto PF que é relativamente novidade, possa maravilhar com mais exemplos simples que passam a impressão de facilidade em contraste. Mas nenhuma chega a ser mais complexa que a outra puramente por definição, tudo depende da aplicação.

Para ver uma discussão com argumentos mais elaborados: https://stackoverflow.com/questions/2078978/functional-programming-vs-object-oriented-programming

E este artigo que sugere que ambos os paradigmas se parecem mais do que se aparenta, e que nenhum deles é a solução para todos os problemas: https://medium.com/@richardeng/oop-vs-fp-1a3da34d2030

solução!

Às vezes eu também acho complicado o paradigma de orientação a objeto, pois fica tão organizado, mas tão organizado.... que o código que fica difícil de entender, tendo em vista que precisamos ficar recorrendo a vários e vários arquivos(classes). Mas um sistema de tamanho médio ou grande deve ser fundamental o uso de OO, pois ficaria muito complicado gerenciar ou fazer manutenção em tantas linhas de código sem algum tipo de organização lógica.

Eu, por exemplo, tenho dificuldades em saber separar o código em vários arquivos ou classes ou em saber o momento correto para haver a separação. Aceito dicas e sugestões, galera. :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software