Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

NGINX - não devolve arquivo comprimido GZIP

Estou tentando ativar o GZIP, que parece ser extremamente simples. Acredito que ele já esteja ativado nas configurações, pois no Header de Requisição o Accept-Enconding é setado com o valor GZIP. Porem, por algum motivo que ainda não descobri, a resposta do servidor está enviando os arquivos sem compreensão...

server {
      listen 8030;
      root "C:/nginx-1.10.3/etc/servers/dist";
      index index.html;

      gzip on;
      gzip_types text/css application/javascript image/svg+xml;

      #gzip on;
      #gzip_comp_level 6;
      #gzip_vary on;
      #gzip_static on;
      #gzip_types text/css application/javascript application/x-javascript text/javascript image/svg+xml text/plain text/xml;
    }

As configurações sem # foram as passadas no exercícios.

As configurações com # foram as que testei.

Li também algo sobre o antivírus estar descomprimindo os arquivos, porem me parece ser algo menos comum.

Possuo antivirus ESET NOD 32 - Windows 10 Testei no Chrome Firefox e Edge

8 respostas

A configuração parece ser esta mesma. Uma possibilidade seria que seu nginx nao está compilado com o modulo de gzip, mas acho isso bem improvavel.

Pergunta besta: vc deu reload no nginx depois de mudar a config?

Sim! Reload, Matei ele no Gerenciador de Tarefas e re-executei. Reiniciei o Windows... e nada!

Estou pensando em baixa-lo novamente, quem sabe outra versão e configurar do zero. Pois meu arquivo de configuração já esta um pouco bagunçado devido as várias tentativas...

Um detalhe importante Sergio!

Estou Configurando 3 Server no mesmo arquivo... Dentro de nginx.conf

nginx.cong

worker_processes  1;

events {
    worker_connections  1024;
}


http {
    include       mime.types;
    default_type  application/octet-stream;

    sendfile        on;

    keepalive_timeout  65;

    server {
        listen       8070;
        server_name  localhost;

        location / {
            root   html;
            index  index.html index.htm;
        }
    }

    server {
      listen 3030;
      root "C:/nginx-1.10.3/etc/servers/dist";
      index index.html;

      gzip on;
      gzip_types text/css application/javascript image/svg+xml;

    }

    server {
      listen 8020;
      root "C:/nginx-1.10.3/etc/servers/site";
      index index.html;
    }


}

Algum progresso?

To sem ideias aqui. Realmente parece estar tudo certo nas configuracoes....

Desculpa a demora para responder Sérgio, é que estou seguindo a dica do Guilherme de Estudar uma linguagem diferente cada dia.

Hoje JavaScript Avançado III com o Flávio!

Amanha Design Patterns II com Mauricio.

Quando for resolver esse problema dou um feedback. Provavelmente vou ter que fazer passo a passo novamente a configuração, em algum momento fiz alguma besteira ... é um bom exercício para fixar, pois tenho o funcionamento dos servidores um pouco obscuro em minha mente!

Agradeço a atenção :)

Pois eh Sergio, exclui todas as pastas do NGINX, fiz download, alterei o caminho, reconfigurei, coloquei novos arquivos... fiz bastante testes. Páginas que recebo da internet tem opção de encode de compreensão ativado....

Não consegui resolver o problema :/

Fiquei na seguinte dúvida, pois no Header de Request está ativando o pedido de compreensão e o servidor não esta devolvendo comprimido! Será que o Servidor não está conseguindo comprimir? Tem algum lugar que consigo pegar algum log? Sera que o Antivirus pode estar descomprimindo/bloqueando por ser um server interno?

Aquela possibilidade que sugeriu de o Ngingx não estar compilado com modulo do Gzip, o que poderia fazer para verificar?

Putz que azar. Era pra ser bem facil isso =)

Entao, eu nao manjo muito de nginx pra falar a verdade. Ele tem uma pasta logs e dá pra vc tentar caçar alguma info la dentro, mas sinceramente nao sei bem o que procurar.

Tava pensando aqui tbm que se o modulo de gzip nao estivesse compilado junto, ele nem subiria o nginx. E nao faz mto sentido tbm, ja que vc pegou o download padrao deles.

Talvez tentar postar numa lista de duvidas deles? Eu realmente estou sem ideias...

solução!

Tudo bem! até porque o importante é ter o conhecimento do uso do Gzip, não vou poder testar aqui a performance no momento. Porem com o site online, em algum server externo faço um teste mais real.... Valeu pelo conhecimento agregado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software