Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Next.js & CMS

Estou aprendendo muito com estes cursos de Next.js! O Next fornece um arsenal de features intuitivas e de fácil implementação, tanto que quis aplicar logo o que está sendo passado nesses cursos na prática, então fiz um pequeno projeto com o layout que foi disponibilizado no curso de Guia de estilos: montando páginas com componentes, neste projeto foquei bastante em integrar o conteúdo da página ao DatoCMS, no getStaticProps e no getStaticPaths (uma das features de Data Fetching) para gerar rotas dinâmicas.

Então o projeto é este: "Casa Verde", não está cem porcento, porém pratiquei bastante o que gostaria de implementar. Vou documentar ele um pouco aqui para quem queira reforçar o conteúdo, além do porquê eu tive alguns problemas que não foram abortados no curso.

Hydration Error

  • Ao renderizar seu aplicativo, havia uma diferença entre a árvore do React que foi pré-renderizada (SSR/SSG) e a árvore do React que foi renderizada durante a primeira renderização no Browser. A primeira renderização é chamada de Hidratação, que é um recurso do React. Fonte: Next.js

Este foi um erro que ocorreu pois eu estava tentando modificar a maneira que os dados seriam apresentados na página, para ser mais específico na ordem de um vetor de objetos. Resumindo, eu estava tentando renderizar o conteúdo do vetor de objetos cmsAllProductContent vindo de getStaticProps com uma ordem diferente da original que é fornecida através de getStaticProps, como foi a primeira fez utilizando estes recursos e ainda estou aprendendo Next.js não sabia que o getStaticProps decora exatamente a mesma estrutura de dados no servidor. Para resolver este problema, todos os dados que um componente renderiza devem vir via props, com o getStaticProps podemos traçar a forma que os dados devem ser rederizados na página. Isto ocorre pois o servidor espera renderizar determinados dados, mas são modificados no componente.