2
respostas

Neste exemplo o ensaio não seria dependente?

O fato de uma mulher ser escolhida para uma equipe acaba por diminuir a probabilidade de escolhas femininas, pois existe uma possibilidade a menos de se escolher uma mulher no espaço amostral, ou seja, uma probabilidade menor da próxima escolha ser uma mulher. Isso não tornaria um ensaio dependente do resultado do anterior, fazendo com que essa distribuição não seja uma distribuição binomial?

2 respostas

Olá Cassiano,

Observe que o problema trata da seleção de equipes e não da seleção de homens e mulheres.

A proporção de 60% vem de uma informação obtida da gincana anterior, ou seja, estamos assumindo que o mesmo padrão de formação de equipes será mantido na atual gincana para podermos realizar uma estimativa.

Outro ponto importante é não confundir ensaios independentes com modificação das probabilidades de ensaio para ensaio. Quando falamos em independência dos ensaios estamos dizendo que as condições de seleção do ensaio i não são influenciadas pelo ensaio i-1 ou por qualquer outro. Já a modificação das probabilidades podem ocorrer de um ensaio para o outro exatamente como exemplificado por você. Em nosso problema essa probabilidade é fixa.

Espero ter ajudado

Segue também uma dúvida bem parecida com a sua de dois colegas nossos: https://cursos.alura.com.br/forum/topico-duvida-quanto-ao-exemplo-95003