Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Nesta fase do curso a coisa está mais difícil

Instalei o ssh mas não consegui abrir o firefox graficamente com o -X. Além disso o scp tbm não resulta.

eliezer@mx-notebook:~$ scp work.zip visita@localhost:/home/visita
visita@localhost's password: 
Could not chdir to home directory /home/visita: Permission denied
bash: /home/visita/.bashrc: Permissão negada
work.zip: No such file or directory
2 respostas

Olá Eliezer!

Aparentemente o problema está relacionado a permissões, verificar se a senha do usuário está correta? Para isso você pode tentar simplesmente tentar realizar o login normalmente nesse usuário "visita", o login está funcionando normalmente?? Se sim, o problema pode ser com a adicição do host ao seu, note que no vídeo não aparece, acho que por causa da versão que foi utilizada no vídeo, mas nas versões mais recentes, ele pede pra adicionar a chave RSA do host ao qual você está tentando se conectar, se for isso você vai ter que apagar o arquivo com os hosts salvos, esse arquivo fica localizado dentro da pasta ~/.ssh do seu usurário, e o nome do arquivo é known_hosts, você apaga esse arquivo e tenta a conexão SSH novamente.

Tenta essas soluções e coloca aqui o resultado para gente pode ajudar!

solução!

Eliminei o ficheiro known_hosts. Quando vou tentar o localhost com meu user alternativo tenho isto:

eliezer@mx-notebook:~$ ssh visita@localhost
The authenticity of host 'localhost (127.0.0.1)' can't be established.
ECDSA key fingerprint is SHA256:8KTNg1AR5A6WynaFA9es130WBg32OYuMpDzdWoleO4A.
Are you sure you want to continue connecting (yes/no)? 

Se carrego no 'yes' tenho:

Warning: Permanently added 'localhost' (ECDSA) to the list of known hosts.
visita@localhost's password: 

Prossigo com a senha e entro com visita@localhost e consigo visualizar o conteúdo com 'ls'. Mas não consigo entrar no diretório visita. Realmente, há algo nas permissões que restringe o acesso. Pois foi assim que deixei após a instrução em vídeo:

eliezer@mx-notebook:/home$ ls -l
total 8
drwxr-xr-x 28 eliezer eliezer 4096 dez 26 11:12 eliezer
d-w-------  2 visita  visita  4096 dez 17 18:16 visita

Alterei a permissão do meu user visita usando 'chmod' como usuário root. Agora consegui logar no localhost com visita@localhost e executar o comando.

scp work_backup.zip visita@localhost:/home/visita

Tudo confirmado. Sucesso! Obrigado.