ja tentei de todas as formas
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
ja tentei de todas as formas
Oi, Samuel! Tudo bem?
Puxa, que situação curiosa! Este erro não era esperado.
Para tentar resolvê-lo, peço que verifique todos os códigos digitados anteriormente, observando se estão iguais ao que foi construído ao longo das aulas. A fim de que esta célula seja executada de forma correta, é importante que dados_json seja uma lista.
Abaixo há os comandos que você precisa ter em seu Notebook para trabalhar com dados_json:
path_json = '../data_raw/dados_empresaA.json'
with open(path_json, 'r') as file:
dados_json = json.load(file)
Para ter certeza de que estamos lidando com uma lista, você também pode executar o seguinte código, cujo retorno deve ser list:
type(dados_json)
Por fim, tente rodar mais uma vez este comando:
dados_json[1]
Lembre-se sempre de rodar todas as células em sequência, para que nenhuma informação seja perdida ou modificada erroneamente! Caso sinta necessidade, você também pode comparar o seu Notebook com o do curso, acessando a atividade abaixo:
Espero que tudo dê certo, Samuel! Se o problema persistir, peço que compartilhe mais informações comigo, como os outros códigos que você executou e os passos dados até o mesmo. Dessa forma, conseguiremos resolver essa questão de forma mais assertiva!
Abraços.
Estou exatamente com o mesmo erro aqui. Todos as células estão ok. Porém ao fazer o type(dados_json), ele retorna "dict"
Oii, tudo bem contigo?
Nesse caso, peço que você observe atentamente os códigos presentes em seu Notebook, comparando-os ao que foi construído durante a aula. Após isso, tente executar todas as células de novo, seguindo estas etapas:
Para um melhor entendimento desses passos, observe a imagem a seguir:
Além disso, busque executar todos os comandos em uma única célula, deste modo:
import json
path_json = '../data_raw/dados_empresaA.json'
with open(path_json, 'r') as file:
dados_json = json.load(file)
print(type(dados_json))
dados_json[0]
Espero que dê tudo certo!
Um forte abraço.
Tentei diversas vezes e tenho o mesmo erro. Está tudo conforme a ordem da aula. Aqui também type(dados_json), ele retorna "dict"

Deu certo, baixei o arquivo json novamente e funcionou.