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Nem oito, nem Oitenta

Aprendi que é importante buscar o equilíbrio ao dar a notícia: • Mostrar os pontos fracos e o que levou àquele resultado; • Mostrar os pontos fortes exaltando o que deu certo. Isso é saber usar a "escala cinza". Trazer só boas notícias pode dar a falsa sensação à equipe que tudo está perfeito, ao mesmo tempo que só mostrar pontos ruins pode desestimular o colaborador e desprezar o seu papel naquele projeto. Já aconteceram casos em que eu achava que mostrar as dores em um projeto seria um indicativo de vulnerabilidade e dizia que estava indo muito bem. Quando chegava o final da sprint e eu não entregava pelo motivo "x" que não dependia de mim e ficava no ar aquela dúvida do meu gestor: "Ué, mas não estava indo tudo bem, sem problemas?" Por isso que a comunicação e alinhamento de expectativas são cruciais para uma boa sinergia da equipe. Dificuldades e pedras no caminho faz parte do processo e quase nunca a culpa é da nossa limitação de conhecimento.

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solução!

Olá, Arley, tudo bem?

Muito bacana seu comentário, realmente, buscar por um equilíbrio parece ser a melhor opção. Sua experiência na prática também nos mostra o mesmo.

Obrigada pela participação, quaisquer dúvidas ou comentários, estamos à disposição.

Te desejo um ótimo dia de estudos!

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