2
respostas

Negociação no trabalho

Meu trabalho não envolve negociação de produto ou serviço, porém em relações profissionais estamos frequentemente negociando ao apresentar ideias, defender argumentos ou ter nossas demandas pessoais atendidas. Buscar uma negociação ganha ganha talvez seja o mais desafiador nesse processo, porque tenho a tendência a defender minhas ideias de forma intensa.

2 respostas

Oi, Fernanda! Como vai?

Agradeço por compartilhar sua reflexão com a comunidade Alura.

Você trouxe um ponto muito verdadeiro: mesmo sem negociar produtos ou serviços, estamos constantemente em negociação no ambiente de trabalho — especialmente ao defender ideias. Reconhecer a intensidade com que defende seus argumentos já é um passo importante para equilibrar firmeza com escuta ativa em busca de acordos mais colaborativos.

Uma dica interessante para o futuro é aplicar a técnica do “espelhamento” durante conversas. Veja como funciona:

Antes de responder, repita com suas palavras o que a outra pessoa disse, demonstrando que você entendeu.

Esse gesto simples melhora a conexão, reduz resistências e abre espaço para uma negociação mais construtiva.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Eu vejo que uma negociação nem sempre ´concluída no prazo e do jeito que é planejada. Realmente é desafiador defender seu ponto de vista, o que nem sempre é aceito pela outra parte. Em minhas atividades sempre há uma negociação, pois determinadas áreas devem fazer planos de ação, para mitigar apontamentos. Nesse processo é dado um prazos para que esses planos sejam produzidos, o que às vezes não acontece. Esse é o momento de negociar.