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Negociação Distributiva versus Integrativa

Trabalho em um banco. A base do resultado para alcançar a alta performance está associada ao maior volume possível de empréstimos e as devidas contratações. Logo, busco ofertar as linhas desenvolvidas pela instituição financeira a fim de atender às necessidades do cliente.

Levando em consideração a aula que traz à luz o assunto negociação integrativa e distributiva, entendo que meu papel está associado à visita e apresentação das linhas de empréstimos, alguns chamam de criação de relacionamento. O cliente escuta, faz perguntas e sempre apresenta respostas a posteriori. É preciso persistir nessa negociação, principalmente quando a quantidade de ofertas está elevadíssima, onde o cliente recebe propostas de bancos on-line (digitais), cooperativas e bancos concorrentes, uma verdadeira guerra negocial!

Minha abordagem a meu ver está associada à negociação distributiva, porém requer ouvir ao cliente pelo motivo do cenário supracitado, partindo assim para a ideologia integrativa, até chegarmos ao menor custo possível para o cliente e ao máximo de resultado financeiro para a instituição bancária (metas).

O menor custo tem se destacado à preferência do cliente, obtêm-se vantagem aquele negociador que propor qualidade no serviço e menor custo para o cliente, pois as empresas estão aprimoradas, sabem atender e realizar pós vendas. O Banco Central monitora as instituição para prevenir risco financeiro. Por essa razão, muitos clientes deixam de sere conservadores em suas culturas e passam a aderir às propostas da concorrência, através dos novos modos contemporâneos.

Concluo que a minha abordagem é distributiva, todavia aborda a integrativa para fechar negócio, caso contrário, ficarei às cegas e sem compreensão do real motivo pelo meu insucesso na negociação e resultados.

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Caro Marcelo,

Obrigado pela sua postagem e por compartilhar um pouco do seu desafio diário conosco de negociação com clientes.

Identificamos que você sabiamente, preza por uma comunicação ativa com os clientes para qualificar necessidades e tentar encaixar a melhor solução possível para o Banco e cliente dentre o portfolio de produtos que você trabalha.

Importante você ter clareza da grande competitividade no seu mercado de atuação e se o cliente optar pela concorrência qual foi o fator que determinou isso, para que você possa tentar trabalhar internamente no Banco em que você atua uma oferta mais aderente e superior a da concorrência futuramente.

Outro ponto é jamais utilize sem tempo de negociação e contato com o cliente para ficar diminuindo os serviços e produtos do concorrente para ele. Normalmente isto, tira a credibilidade e transparência da sua relação com o cliente, o importante é você conhecer as "fraquezas" do produto do concorrente, motivo da insatisfação do seu cliente (potencial) com ele e ressaltar os pontos fortes e benefícios do seu produto em cima destas fraquezas.

Por outro lado, mesmo que o cliente desabafe com você de um concorrente que não o atendeu bem ou não conseguiu entender as necessidades e oferecer algo aderente ao que ele cliente precisa de fato, foque em escutar os pontos centrais da queixa dele ao invés de alimentar o bloqueio dele pelo concorrente.

Assim, você poderá aplicar uma "terapia" com o seu cliente deixando-o desabafar com você e ficar aliviado da frustração que ele teve com a concorrência e o principal abrir espaço para criar uma relação de confiança e credibilidade numa linha de ganha-ganha nas negociações com ele.

Bons estudos e negócios!