1
resposta

Negação de acesso

Fazendo o curso até o módulo "NGINX no servidor WEB", tudo funcionou conforme as aulas. Entretanto, não funcionou seguindo os passos dessa aula específica. Fiz diversas tentativas, inclusive o rm /etc/apt/apt.conf, que também não resolveu (fiz backup e retornei o arquivo após o teste). "Radicalizei" e desabilitei todos os "REJECT ALL" no pfSense, mesmo assim não funcionou nem PING, nem APT UPDATE.

Entretanto, após meia hora depois de habilitar o REJECT ALL o APT funcionou. Imagino que era para funcionar logo após clicar no "APPLY CHANGES".

Há alguma explicação para isso? Alguma configuração específica que eu tenha feito?

1 resposta

Olá, Rodolfo! Tudo bem?

Uma possível explicação para o comportamento que você observou é que pode levar algum tempo para que as alterações nas regras do pfSense sejam aplicadas completamente. Isso pode explicar por que o apt update começou a funcionar após meia hora de habilitar o "REJECT ALL". O tempo necessário para que as alterações sejam aplicadas pode variar dependendo da configuração do seu sistema.

Uma sugestão seria verificar se todas as configurações do pfSense estavam corretas e se as regras estavam sendo aplicadas corretamente. Seria importante também, verificar se estava setado corretamente o endereço IP do servidor web nas regras do pfSense para permitir o acesso à internet.

Além disso, pode ter ocorrido de ter outros problemas de rede que possam ter interferido no acesso à internet.

Espero ter ajudado e bons estudos!