Olá, boa tarde!
Fiquei com dúvida referente à necessidade da utilização de um constructor dentro da classe. E outra referente à palavra-chave this. nos atributos da mesma.
Em quais casos seria necessário utilizá-los?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, boa tarde!
Fiquei com dúvida referente à necessidade da utilização de um constructor dentro da classe. E outra referente à palavra-chave this. nos atributos da mesma.
Em quais casos seria necessário utilizá-los?
Boa tarde, Samuel!
O construtor serve justamente para você conseguir instanciar(chamar) o os objetos de determinada classe em outras classes (como por exemplo, no programa principal).
public class Dados {
public Dados() {
// No caso, esse é um construtor vazio
}
// Com esse construtor vazio, você pode instanciar a classe "Dados" em outras classes:
dados = new Dados();
Porém, se você passar os objetos para o construtor (como por exemplo int e string), na hora que for instanciá-lo, você terá que passar como argumentos int e string também.
Já "this" serve para diferenciar o atributo fora do método. A função dela é justamente referenciar esse atributo.
private int idade;
public String setIdade (int Idade) {
this.idade = idade;
}
}O this faz referência ao objeto (private int idade) que chamou o método (setIdade).
Olá Samuel também tive muitas duvidas sobre esse assunto mas recomendo o estudo de orientação a objeto independente da linguagem eu consegui absorver mais assim e entendi que a classe é somente o molde do objeto , e a instancia é o objeto criado a partir daquele molde (classe) ao usar a palavra "this" está passando a referencia da instancia(objeto criado a partir da classe) exemplo: uma receita de bolo é a classe quando vc faz o bolo seguindo a receita o bolo gerado é a instancia da receita então quando usa o this está se referindo ao bolo que vc fez não a receita. sendo necessário o uso do this sempre que for atribuir algo referente a instancia ou objeto criado. Depois de entender melhor o conceito de OO fica mais fácil de aplicar as linguagens e suas características. Espero ter ajudado e não ter sido confuso rs