Olá, boa tarde!
Fiquei com dúvida referente à necessidade da utilização de um constructor dentro da classe. E outra referente à palavra-chave this. nos atributos da mesma.
Em quais casos seria necessário utilizá-los?
Olá, boa tarde!
Fiquei com dúvida referente à necessidade da utilização de um constructor dentro da classe. E outra referente à palavra-chave this. nos atributos da mesma.
Em quais casos seria necessário utilizá-los?
Boa tarde, Samuel!
O construtor serve justamente para você conseguir instanciar(chamar) o os objetos de determinada classe em outras classes (como por exemplo, no programa principal).
public class Dados {
public Dados() {
// No caso, esse é um construtor vazio
}
// Com esse construtor vazio, você pode instanciar a classe "Dados" em outras classes:
dados = new Dados();
Porém, se você passar os objetos para o construtor (como por exemplo int e string), na hora que for instanciá-lo, você terá que passar como argumentos int e string também.
Já "this" serve para diferenciar o atributo fora do método. A função dela é justamente referenciar esse atributo.
private int idade;
public String setIdade (int Idade) {
this.idade = idade;
}
}
O this faz referência ao objeto (private int idade) que chamou o método (setIdade).
Olá Samuel também tive muitas duvidas sobre esse assunto mas recomendo o estudo de orientação a objeto independente da linguagem eu consegui absorver mais assim e entendi que a classe é somente o molde do objeto , e a instancia é o objeto criado a partir daquele molde (classe) ao usar a palavra "this" está passando a referencia da instancia(objeto criado a partir da classe) exemplo: uma receita de bolo é a classe quando vc faz o bolo seguindo a receita o bolo gerado é a instancia da receita então quando usa o this está se referindo ao bolo que vc fez não a receita. sendo necessário o uso do this sempre que for atribuir algo referente a instancia ou objeto criado. Depois de entender melhor o conceito de OO fica mais fácil de aplicar as linguagens e suas características. Espero ter ajudado e não ter sido confuso rs