As personas são necessárias caso você não tenha uma proximidade com o público-alvo. Quando você tem essa proximidade não é algo tão necessário. Mesmo assim, se for possível fazer, seria melhor, já que poderia ampliar/melhorar um projeto.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
As personas são necessárias caso você não tenha uma proximidade com o público-alvo. Quando você tem essa proximidade não é algo tão necessário. Mesmo assim, se for possível fazer, seria melhor, já que poderia ampliar/melhorar um projeto.
Oi, Débora!
É exatamente isso, é sempre bom fazer uma persona, mesmo que já tenhamos proximidade com o público alvo!
A persona nos ajuda a desenvolver empatia com o usuário e a focar exatamente nas dores e necessidades dele!
Continue praticando! Bons estudos