3
respostas

Necessidade de configuração de ambiente no decorrer das Sprints

Se finalizarmos uma sprint e para próxima sprint já estão priorizadas historias onde o desenvolvedor identifica que precisaria configurar um novo ambiente de desenvolvimento, neste caso se espera o desenvolvedor dar o OK quanto ao ambiente e somente após isso iniciaremos a sprint, ou iniciamos a sprint sempre imediatamente após a anterior e se configura o ambiente no decorrer da sprint que se começou em sequência? O que o Scrum prevê para este cenário?

3 respostas

Oi, Renan?

Então, primeiro é importante dizer que não há uma só resposta correta para cada caso particular. Cada liderança tem a liberdade de adaptar para a maneira que melhor convenha a todo o time. Dito isso, nesse caso, acredito que a configuração do ambiente deve estar dentro dos dias da sprint, afinal, também será demandado esforço para que o ambiente fique pronto. Desse modo, durante a planning, as pessoas desenvolvedoras devem estimar o tempo que possivelmente levarão para tal ação. Faz sentido pra você?

Espero ter ajudado, qualquer dúvida, estou à disposição!

Abraços e bons estudos!

A configuração de um ambiente complexo pode levar dias e sem o ambiente montado o desenvolvedor pode não passar uma informação precisa do que caberia dentro da sprint. Meu pensamento seria como não deixar que isso se torne um risco para a sprint.

Então Matheus, a agilidade se apropria muito da cultura da experimentação. O Scrum Guide 2020 vai dizer: "O Scrum é fundado no empirismo e no pensamento enxuto. O empirismo afirma que o conhecimento vem da experiência e da tomada de decisões com base no que é observado." Sua filosofia se apropria do conceito de planejar, experimentar e adaptar e um dos lemas é "errar rápido e corrigir rápido". Nesse caso, não há uma resposta pronta de como fazer. Se você se sentir à vontade, pode compartilhar essa preocupação com o time durante a retrospectiva para que juntos vocês possam pensar em uma estratégia. Além disso, seu time deve se planejar para a sprint e aprender com os possíveis erros, para que sejam capazes de corrigi-los rapidamente e assim evoluírem para a próxima sprint. Dentro dessa linha de pensamento, o sucesso da sprint não deve ser apenas a entrega dos projetos mas também aquilo que conseguimos tirar de aprendizado dela.

Espero ter ajudado, parabéns pelos questionamentos.

Abraços e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software