Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Navegadores não aceitam metodo PUT?

Nas aulas do Gabriel Leite, de Node, foram usados o método PUT e DELETE para construir as rotas. Porém, li que li que do HTML5 os métodos PUT e DELETE não são mais aceitos. Isto está correto?

Estando correto: quando fosse colocar o site no ar, daria erro, dado que os métodos não existem?

O que me levanta a última questão: como fazer o put e delete? imagino que seja com o método PUT, mas nao imagino como.

1 resposta
solução!

Olá, Vinicius. Os métodos PUT, DELETE, GET e POST não estão relacionados ao HTML. Os métodos estão ligados ao protocolo HTTP e são usados para indicar o tipo de ação que será tomada.

Sobre a dúvida em relação ao site, acho legal entender que existe uma separação entre o front-end e o back-end de uma aplicação web. O HTML atua como uma linguagem de marcação no front-end (parte visual do site), sendo a única função dele a marcação da estrutura do site. Quem vai lidar com os métodos do protocolo HTTP é o back-end da aplicação (parte responsável pela lógica de funcionamento e conexão com o banco de dados), nele não usamos HTML, usamos linguagens próprias para o back-end como Node.js e PHP.

Sobre a última questão: sempre que você digitar um link de algum site na barra de endereços do navegador, o navegador fará uma requisição do tipo GET para o site digitado, quando você envia algum formulário, normalmente o formulário é enviado pelo método POST. O problema do navegador é que ele da suporte (na maioria dos navegadores) apenas para esses dois tipos de método: POST e GET, se você deseja fazer alguma requisição com DELETE ou PUT é necessário utilizar outras ferramentas. Uma ferramenta muito usada é o "curl" (recomendável caso você já tenha experiência com a linha de comando), outra ferramenta muito boa (especialmente para quem está começando) é o POSTMAN, ele permite que você escolha o método a ser usado na requisição, além de ter uma interface muito simples e intuitiva (eu aconselho começar por ele).

Espero ter ajudado, se ficar alguma dúvida só falar =)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software