1
resposta

Navegadores com DNS seguro

Olá pessoal, Durante o teste do DNS spoof, testei o acesso pelo google chrome que é meu navegador padrão e percebi que a página não carregava, mesmo que a configuração estivesse correta. Depois, testei no Microsoft Edge e tive sucesso ao fazer o ataque. Fui pesquisar e descobri que o Google Chrome possui uma configuração de segurança que faz o navegador aceitar somente informações de servidores DNS certificados, como o DNS do próprio Google, OpenDNS e outros. Quando o navegador recebe uma informação DNS de um servidor não certificado, ele a ignora. Isso vai dificultar um pouco a vida de alguns alunos, mas é uma ótima oportunidade para um aprendizado interessante!

1 resposta

Olá Angelo, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Fico feliz em ver sua contribuição sobre a sua experiência com o DNS spoofing e os navegadores para a comunidade do fórum Alura. O Google Chrome, assim como alguns outros navegadores modernos, implementa medidas de segurança para proteger os usuários contra ataques de DNS spoofing e outros tipos de ataques relacionados à segurança da navegação na web.

Uma das medidas de segurança adotadas pelo Chrome é o uso do DNS-over-HTTPS (DoH), que criptografa as solicitações DNS enviadas pelo navegador para servidores DNS confiáveis. Isso impede que terceiros interceptem e modifiquem as respostas DNS, tornando mais difícil realizar ataques de DNS spoofing. Caso queira aprofundar um pouco mais sobre o DoH e seus benefícios, recomendo a leitura do artigo abaixo:

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software