Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Navegador Exibe corretamente sem as Aspas

Mesmo retirando as aspas duplas do meu código o foi exibido com a acentuação correta, o texto é exibido com problema de encoding somente quando retiro a tag

por completo. Gostaria de saber se essa mudança na linguagem é algo recente ou qual a explicação para esse ocorrido. Criei o html via notepad++ e abri o conteúdo via chrome. Obrigado!
6 respostas

Qual navegador você usou?

No Chrome né? Qual encoding seu arquivo foi salvo usando notepad++?

Você tem certeza absoluta que salvou o arquivo sem aspas e funcionou? Se isso realmente aconteceu o Chrome entrou em quirks mode. É uma tentativa de tentar ler um html mal escrito que pode causar outros problemas na sua página quando avançar no mundo Html.

Até onde eu lembre ele não colocava explicitamente as aspas. O ruim disso que pode achar que funciona e quando abrir em outro navegador que não faz isso, porque não faz parte das regras html, não vai funcionar.

Oi Leonardo, beleza?

O arquivo foi salvo com o encoding UTF-8 sem BOM. Deve se tratar de um quirks mode mesmo como você falou. Ou então ele assume o encoding que o arquivo foi salvo como o default

solução!

Acabei de testar. As novas versões do Chrome colocam as aspas se você esquecer. Como pude verificar? Carregue a página, clique com o botão direito e escolha "inspecionar elemento". Lá você verá uma réplica do seu HTML no DOM. Veja que lá o UTF-8 apareceu com aspas.

Eu vou alterar o exercício para não causar essa estranheza no aluno.

https://cursos.alura.com.br/course/logica-programacao-javascript-html/section/1/task/16

Sucesso e bom estudo Leonardo!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software