Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Navegação otimizada

Olá, Antes de mais nada, estou adorando as aulas do Guilherme e da Rafaella, espero ver mais aulas com eles. Agora sobre o tópico, estava pensando se a navegação pode se limitar a apenas o conteudo da main visto que o header e o footer não vão ser alterados. Teria alguma forma de fazermos essa navegação entre páginas tendo nelas apenas o conteudo main trocado ou sempre que fizermos uma nova página, para simularmos a não alteração do header e do footer, temos que sempre repetir os mesmos? Aqui eu acabei tirando os links quando está na própria página, mas repensando, queria deixar eles desabilitados quando estão na sua página. Exemplo: No index.html o link "Home" está desabilitado, quando vamos pro about.html, é o "Sobre mim" que fica desabilitado.

Agradeço pela ajuda!

2 respostas
solução!

Olá Affonso, tudo bem?

Ficamos felizes em saber que você está gostando das aulas do Guilherme e da Rafaella! É ótimo ver o seu entusiasmo pelo conteúdo.

Sobre a sua pergunta,muito legal você estar pensando em manter o header e o footer consistentes em todas as páginas e trocar apenas o conteúdo da <main>. Isso é uma prática comum para criar um design coeso e de fácil navegação em sites.

Para atingir esse objetivo, você pode usar técnicas como a criação de um arquivo HTML principal (por exemplo, index.html) que contém o header, footer e um espaço reservado para o conteúdo da <main>. Em seguida, crie arquivos separados para cada página (como about.html, contact.html, etc.), onde você incluirá apenas o conteúdo específico da <main>.

Quanto à desativação dos links na barra de navegação quando o usuário está na página correspondente, você pode usar classes CSS para indicar a página ativa e, em seguida, estilizar os links de acordo com essa classe. Isso pode ser feito adicionando ou removendo a classe dependendo da página atual ou usando JavaScript para gerenciar esse comportamento.

Lembre-se de que a repetição de links nos diferentes arquivos HTML é normal, especialmente quando se deseja manter o design e a funcionalidade consistentes. Porém, você também pode explorar o uso de ferramentas e frameworks, como sistemas de templates ou frameworks de front-end (por exemplo, React, Vue.js), para criar componentes reutilizáveis que facilitam a manutenção e atualização do código.

Espero que essas orientações ajudem você a atingir o resultado desejado. Se tiver mais dúvidas ou precisar de assistência adicional, não hesite em perguntar. Estamos aqui para ajudar!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Obrigado pelo retorno. Ainda não cheguei bem no que eu queria, mas estou fazendo alguns testes para chegar no que quero.