1
resposta

NAT - Tradução duplex

Bom dia, Minha dúvida é se com a tradução do ip interno (inside) para o ip externo (outside) os equipamentos vão se enxergar?

EX:

o IP interno 172.16.0.2 com o NAT vira 152.1.1.2 mas um computador na rede 152.1.1.0 enxergaria o computador com o ip 152.1.1.2?

1 resposta

Olá Ana Paula, tudo bem?

Sinto muito pela demora no retorno!

Sobre sua dúvida, depende, pois os equipamentos da rede interna enxergaria os da rede externa, mas o contrário não aconteceria. Quando se tem uma rede externa, ela só consegue visualizar o endereço IP público da rede interna, mas não consegue visualizar os endereços IP privados que estão configurados internamente, isso ocorre devido a tradução de endereços IP privados para públicos através do NAT.

Por exemplo, um usuário doméstico com um NAT pode fazer conexões TCP/IP com um servidor Web remoto, mas um usuário remoto não pode fazer conexões com um servidor de uma rede doméstica com um NAT. Para que isso fosse possível, seria necessário usar técnicas de configurações especiais ou de travessia do NAT para dar suporte a esse tipo de situação.

Uma outra possível solução citada no curso, seria utilizar uma rede virtual privada, permitindo autenticação de usuários para acessar a rede interna e consequentemente o servidor, isso é conhecido como Virtual Private Network (VPN).

Então, pegando seu exemplo, o IP externo 152.1.1.2 não enxergaria os outros IP internos caso não fosse utilizado essas alternativas citadas acima.

Espero que tenha ajudado e, qualquer coisa estamos à disposição!

Bons estudos! 😄

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software