1
resposta

NAT e DNS

Olá. Sobre o NAT entendi a ideia, mas não ficou claro onde que se realiza a configuração do NAT quando eu precisar definir ele por exemplo. É no switch, no roteador ou em um servidor especifico disto?

Outra dúvida é sobre o DNS, após uma solicitação ser realizada que não constar no meu DNS o IP, ao obter o retorno do servidor autoritativo, ele faz isto apenas na primeira vez e ai o meu servidor de DNS grava tipo um cache, para não ter que ficar toda vez indo perguntar ao servidor autoritativo? Ou todas as requisições passam por este fluxo?

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Olá, Anderson!

O NAT (Network Address Translation) geralmente é configurado em dispositivos que atuam como gateways entre redes internas e externas, como é o caso dos roteadores. Em ambientes corporativos, também pode ser configurado em firewalls dedicados que oferecem funcionalidades avançadas de segurança e gestão de tráfego. Portanto, você não configuraria NAT em switches comuns ou servidores, a menos que esses servidores estejam atuando como roteadores ou firewalls.

Quanto à sua dúvida sobre o DNS, sim, os servidores DNS utilizam um mecanismo de cache para otimizar o processo de resolução de nomes. Quando um servidor DNS local não possui a informação solicitada, ele busca a resposta em um servidor DNS autoritativo. Após receber a resposta, o servidor DNS local armazena essa informação em seu cache por um período determinado pelo TTL (Time to Live). Durante esse período, qualquer solicitação subsequente para o mesmo nome de domínio será respondida rapidamente a partir do cache, sem a necessidade de consultar novamente o servidor autoritativo. Após o TTL expirar, se uma nova solicitação for feita, o processo de consulta ao servidor autoritativo será repetido.

Bons estudos!