1
resposta

NAT e DNS

Olá. Sobre o NAT entendi a ideia, mas não ficou claro onde que se realiza a configuração do NAT quando eu precisar definir ele por exemplo. É no switch, no roteador ou em um servidor especifico disto?

Outra dúvida é sobre o DNS, após uma solicitação ser realizada que não constar no meu DNS o IP, ao obter o retorno do servidor autoritativo, ele faz isto apenas na primeira vez e ai o meu servidor de DNS grava tipo um cache, para não ter que ficar toda vez indo perguntar ao servidor autoritativo? Ou todas as requisições passam por este fluxo?

1 resposta

Olá, Anderson!

O NAT (Network Address Translation) geralmente é configurado em dispositivos que atuam como gateways entre redes internas e externas, como é o caso dos roteadores. Em ambientes corporativos, também pode ser configurado em firewalls dedicados que oferecem funcionalidades avançadas de segurança e gestão de tráfego. Portanto, você não configuraria NAT em switches comuns ou servidores, a menos que esses servidores estejam atuando como roteadores ou firewalls.

Quanto à sua dúvida sobre o DNS, sim, os servidores DNS utilizam um mecanismo de cache para otimizar o processo de resolução de nomes. Quando um servidor DNS local não possui a informação solicitada, ele busca a resposta em um servidor DNS autoritativo. Após receber a resposta, o servidor DNS local armazena essa informação em seu cache por um período determinado pelo TTL (Time to Live). Durante esse período, qualquer solicitação subsequente para o mesmo nome de domínio será respondida rapidamente a partir do cache, sem a necessidade de consultar novamente o servidor autoritativo. Após o TTL expirar, se uma nova solicitação for feita, o processo de consulta ao servidor autoritativo será repetido.

Bons estudos!