2
respostas

NAT

Pensando na prática, quero entender mais a fundo como funciona o NAT. Por exemplo: tenho um IP público e 70 IPs locais. Se tenho só um IP público para navegar na internet, como por exemplo 45 usuários conseguem acessar a internet simultaneamente? Por acaso os acessos são em formato de fila em que o NAT vai "atendendo" esses endereços de uma forma tão rápida ficando imperceptível para o usuários?

2 respostas

Olá, Pedro!

O NAT (Network Address Translation) é uma técnica utilizada para traduzir endereços IP entre redes diferentes. No seu exemplo, onde você tem um IP público e 70 IPs locais, o NAT permite que todos esses IPs locais compartilhem o mesmo IP público para acessar a internet.

Quando os usuários tentam acessar a internet simultaneamente, o NAT faz a tradução dos endereços IP locais para o endereço IP público de forma transparente para os usuários. O NAT utiliza uma tabela de tradução para mapear os endereços IP locais para o IP público.

No caso dos 45 usuários acessando a internet ao mesmo tempo, o NAT vai "atendendo" esses endereços de forma rápida e eficiente, permitindo que todos eles acessem a internet sem problemas. O NAT é capaz de processar essas traduções de forma quase imperceptível para os usuários.

No entanto, é importante ressaltar que a capacidade de conexão simultânea de um roteador ou firewall também pode influenciar o número de usuários que conseguem acessar a internet ao mesmo tempo. Portanto, é necessário considerar também a capacidade do equipamento utilizado.

Bons estudos!

Olá Lucas, muito obrigado pela esclarecimento!