Fiquei com uma dúvida: para pessoas de baixa visão ou cegas, o que é melhor? Usar a ferramenta Narrador do Windows ou NVDA? Ambas parecem ser bem eficazes, mas acho que só quem tem deficiência visual pode responder.
Fiquei com uma dúvida: para pessoas de baixa visão ou cegas, o que é melhor? Usar a ferramenta Narrador do Windows ou NVDA? Ambas parecem ser bem eficazes, mas acho que só quem tem deficiência visual pode responder.
Oii Cibele, tudo bem?
Que bom que você está explorando as opções de leitores de tela para melhorar a acessibilidade! Tanto o Narrador do Windows quanto o NVDA são ferramentas valiosas, mas cada uma tem suas particularidades.
O Narrador do Windows é uma ferramenta integrada ao sistema operacional Windows, o que significa que ele tá sempre disponível sem a necessidade de instalação adicional. Ele é uma ótima opção para tarefas básicas e emergenciais, especialmente porque está sempre atualizado junto com o sistema operacional. Mas, ele pode ser um pouco limitado em termos de funcionalidades avançadas e personalizações.
Por outro lado, o NVDA (NonVisual Desktop Access) é um leitor de telas gratuito e de código aberto que oferece uma ampla gama de funcionalidades e personalizações. Ele é amplamente utilizado pela comunidade de pessoas com deficiência visual e é conhecido por sua flexibilidade e compatibilidade com várias aplicações, incluindo navegadores de internet, programas de e-mail e suítes de escritório. Além disso, o NVDA possui uma comunidade ativa que contribui com plugins e suporte, o que pode ser muito útil.
Pra pessoas de baixa visão ou cegas, a escolha entre o Narrador e o NVDA pode depender das necessidades específicas e do ambiente de uso. Se você precisa de um leitor de telas para uso geral e prefere algo que já vem integrado ao sistema, o Narrador pode ser suficiente. Mas, se você precisa de funcionalidades mais avançadas e personalizáveis, o NVDA pode ser a melhor escolha.
Então:
Um abraço e bons estudos.
Obrigada Lorena!
Depois de explorar mais o NVDA, percebi que é uma ferramenta que oferece mais recursos mesmo.
Valeu!