8
respostas

Não utilizo <meta charset="UTF-8"> e não tenho problema com acentos

No exercício 15 da primeira aula diz que Barney terá problemas na acentuação caso nao utilize

, mas como disse, eu nao utilizo e não tenho problemas aqui, o que pode ter acontecido? Obrigado.
8 respostas

Olá Castro!

Pode colar aqui o conteúdo completo do seu arquivo HTML que está funcionando?

Mesmo assim, é melhor colocar a tag para se acostumar e memorizar bem.

Se o seu arquivo foi salvo como UTF8 pelo editor de textos, todos os caracteres estão codificados em UTF8 e o navegador interpretou o arquivo como UTF8, então é normal que não tenha problemas com a codificação. Mas é muito importante colocar a tag, pois assim o navegador não terá duvidas e sempre tentará de cara ler o arquivo em UTF8. Se você não coloca a tag, pode ser que tenha problemas se algum navegador não achar a tag e tentar interpretar o arquivo com outro charset.

Bom dia. Acredito que você pulou essa explicação. A resposta está nela.

https://cursos.alura.com.br/course/logica-programacao-javascript-html/task/26029

Da uma conferida !

Sucesso e bom estudo Castro!

Olá Castro beleza ? Provavelmente deve estar rodando no Chrome e ele está r interpretando o arquivo como UTF-8 automaticamente . Já o Firefox instalado , no mesmo pc, muitas vezes não o faz !

Bons estudos !

Estou usando o FireFox, e o problema acontece exatamente quando uso o

Quando eu não o uso, meu programa nao tem problemas, mas quando eu o uso no lugar de onde acentua, aparecem caracteres especiais, daí copiei e colei o caminho em outro navegador, (chrome), o problema persistiu, devo ignorar o meta = charset = "utf-8 ? RETIREI o maior de propósito para referi-lo aqui.

Você provavelmente está salvando com um charset que não é utf8. Daí, quando indica utf8 bagunça tudo. Se vc usa Windows e algum editor genérico ele salva em latin1 e não utf8. O ideal é que seu editor esteja configurado para salvar em utf8 sempre.

Outro ponto importante é não esquecer de salvar seu documento no formato da tabela que você indicou. Não adianta nada indicar que código que está utilizando a tabela de caracteres UTF-8 e seu editor salvar seus documentos com a tabela ISO-8859-1. Isso fará com que os caracteres de seu documento apareçam corrompidos. Por isso, ao definir qual será a tabela utilizada no projeto (recomendo sempre UTF-8), defina como seu editor irá salvar seus documentos. Todos os editores de código hoje em dia tem essa opção, basta procurar.

De qualquer forma sabemos que o Chrome detecta o enconding mas outros navegadores não, por isso é uma boa prática utilizar a tag <meta>. Não sabemos qual era o navegador do Barney aposto que era o Internet Explorer e aí não funcionaria. :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software