Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Não usar 100 em todos os valores de CMYK

Preto calçado não é feito com todos os valores no máximo na escala CMYK. Isso apenas faz com que impressoras a jato de tinta tenham cabeçotes entupidos e offsets manchem os rolos e papeis criando manchas de tinta que encharcam o papel e não secam nunca por adicionar uma carga de tinta muito maior do que qualquer papel pode suportar, inclusive sujando a parte de trás das folhas que seguem no processo de impressão, causando um efeito porco e sujo na impressão.

1 resposta
solução!

Ou Luiz, você tem razão. Todos os valores em 100% não é indicado para maioria das impressões pelos motivos citados. Vou providenciar uma retificação. A título de esclarecimento, o ideal para gráficas, a depender da impressora, é que haja apenas o preto 100% ou o próprio preto calçado, que costuma ser 100% preto, 35% ciano e 35% magenta, ou outras distribuições de C ou M a consultar com o produtor gráfico. Normalmente esse valor total não deve ultrapassar 320%, que é até onde os papéis costumam absorver.

Obrigado pelo toque.

Um abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software