Professor, estou mudando de carreira e nunca programei, porém já tinha uma noção bem básica. No primeiro teste não tive erro de acentuação, mesmo não definindo o charset. Será que é porque estou usando o VS?
Abraços,
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Professor, estou mudando de carreira e nunca programei, porém já tinha uma noção bem básica. No primeiro teste não tive erro de acentuação, mesmo não definindo o charset. Será que é porque estou usando o VS?
Abraços,
Isso mesmo. A tag meta serve serve para identificar a linguagem do sua página. Sendo que alguns editores de texto como o VS, sublime o arquivo é salvo em UTF-8, com isso mesmo sem a meta, você não terá problemas com acentuação.
Oi Tadeu, não precisa se preocupar com isso, nosso foco é a lógica de programação. Mas como você parece ser um aluno curioso que não deixa nada passar, vou lhe explicar o que aconteceu.
Quando salvamos um arquivo em nossa máquina, ele segue um charset. Pode ser UTF-8, Latin1 entre outros. O mais importante é que haja uma paridade, ou seja, que o arquivo salvo no disco tenha a mesma o mesmo charset (encoding) que a indicada na tag meta. Se eles forem diferentes, o navegador vai ficar doido, porque se o arquivo esta salvo em UTF-8 e na tag meta você indicou latin1 terá problemas.
O UTF-8 é o padrão de mercado. Mas vamos ao seu caso. Se você salvou o arquivo e abriu no Chrome sem erro de acentuação, é porque o Chrome adotou por padrão um charset (encondig) que coincidiu com o charset do seu arquivo. Você deu sorte!
Agora, vamos dizer que você tenha colocado `
na sua página, abriu o arquivo e deu problema de acentuação. Qual é o problema? É que o arquivo foi salvo com outro charset (enconding) e o navegador fica doidão.Sendo assim, para garantir, coloque a tag <meta charsert="UTF-8"> e me diga se a acentuação continua funcionando. Se não continuar, é porque o VS Code ou outro editor no Windows gravou o código com outro encoding.
Aguardo seu teste meu aluno.