Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Não teve erro de acentuação.

Professor, estou mudando de carreira e nunca programei, porém já tinha uma noção bem básica. No primeiro teste não tive erro de acentuação, mesmo não definindo o charset. Será que é porque estou usando o VS?

Abraços,

2 respostas

Isso mesmo. A tag meta serve serve para identificar a linguagem do sua página. Sendo que alguns editores de texto como o VS, sublime o arquivo é salvo em UTF-8, com isso mesmo sem a meta, você não terá problemas com acentuação.

solução!

Oi Tadeu, não precisa se preocupar com isso, nosso foco é a lógica de programação. Mas como você parece ser um aluno curioso que não deixa nada passar, vou lhe explicar o que aconteceu.

Quando salvamos um arquivo em nossa máquina, ele segue um charset. Pode ser UTF-8, Latin1 entre outros. O mais importante é que haja uma paridade, ou seja, que o arquivo salvo no disco tenha a mesma o mesmo charset (encoding) que a indicada na tag meta. Se eles forem diferentes, o navegador vai ficar doido, porque se o arquivo esta salvo em UTF-8 e na tag meta você indicou latin1 terá problemas.

O UTF-8 é o padrão de mercado. Mas vamos ao seu caso. Se você salvou o arquivo e abriu no Chrome sem erro de acentuação, é porque o Chrome adotou por padrão um charset (encondig) que coincidiu com o charset do seu arquivo. Você deu sorte!

Agora, vamos dizer que você tenha colocado `

na sua página, abriu o arquivo e deu problema de acentuação. Qual é o problema? É que o arquivo foi salvo com outro charset (enconding) e o navegador fica doidão.

Sendo assim, para garantir, coloque a tag <meta charsert="UTF-8"> e me diga se a acentuação continua funcionando. Se não continuar, é porque o VS Code ou outro editor no Windows gravou o código com outro encoding.

Aguardo seu teste meu aluno.