Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Não tenho o arquivo tnsnames

Fiz agora a instalação do SQL developer (v21.2.1.204.1703), porém não tenho o tnsnames.

8 respostas

Olá Renato, tudo bem?

Você poderia disponibilizar mais detalhes do seu ambiente? Assim poderei entender o que pode estar acontecendo no seu ambiente.

  • Você está utilizando a mesma versão do Oracle que o professor ?
  • Ocorreu algum erro durante a instalação?
  • Poderia acessar a pasta admin onde ficam os arquivos de conexão e verificar se foram criados ?

Os arquivos são o listener.ora, o sqlnet.ora e o tnsnames.ora O caminho dos arquivos na minha máquina é esse aqui: C:\app\danie\product\18.0.0\dbhomeXE\network\admin, na sua máquina deve ser semelhante.

Aguardo o seu retorno !

Olá, Danielle!

Estou com mesmo problema do Renato, conforme suas instruções entrei na pasta onde se encontra o Oracle Database 21c porém o único arquivo era o sqlnet.ora.rooh que foi renomeado para extensão .ora. Como devo proceder? Segue imagem anexo do ambiente.

Obrigado desde já pela ajuda!!Imagem referente a pasta de instalação do Oracle XE 21c com os aquivos sample e sqlnet.ora

solução!

Olá, Fábio, tudo bem?

Aparentemente na versão 21 do Oracle, os arquivos de conexão estão em um diretório um pouco diferente, dentro da pasta sample. Por este motivo, o SQL Developer não está localizando uma entrada TNS.

O que você pode tentar fazer, é carregar o arquivo da pasta sample e verificar se dessa forma a conexão é realizada.

Você pode fazer isso da seguinte forma:

  • Em Conexão do Banco de Dados, na aba Banco de Dados Detectados clique em Carregar um arquivo TNS:

Na pagina inicial do SQL developer, em Conexão do Banco de Dados, na aba banco de dados detectados, existe o botão carregar um arquivo tns, que está circulado de vermelho e o botão criar conexão manualmente

  • Na nova janela que abrir acesse o diretório C:\app\fabin\product\21c\dbhomeXE\network\admin\sample e selecione o arquivo tnsnames.ora:

Na nova janela que abriu ao clicar em Carregar um arquivo TNS , no diretorio sample onde estão os arquivos listener, sqlnet e tnsnames

  • Após carregar o novo diretório, ele localizará uma entrada TNS, clique em Criar uma Conexão Manualmente, para criar uma nova conexão:

Na pagina inicial do SQL developer, em Conexão do Banco de Dados, na aba banco de dados detectados, existe o banco de dados localizado, que está como o nome de alias, o botão carregar um arquivo tns e o botão de criar conexão manualmente que está circulado de vermelho

  • Altere as informações da nova conexão, informando o usuário e senha cadastrados no momento da instalação, e informando o Nome do Host e o SID, como por exemplo:

Criando uma nova conexão

Criando uma nova conexão, informando o usuário system e a senha, e em detalhes informando o host name e o SID

  • Após informar todos os dados corretamente, tente realizar a conexão.

Aguardo o seu retorno!

Oi, Danielle!

Segui tua orientação e deu tudo certo!

Obrigado pela ajuda!

Obrigado pela a explicação Danielle, eu continuei o curso sem as bases pre-cadastradas e deu tudo certo.

Bom dia! Mesmo com essas orientações não estou conseguindo. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Olá Danielle

Eu tb estou em curso e usando a versão Oracle 21c. Assim como a Sara, eu também não estou conseguindo. Fiz algumas tentativas, até digitei a senha de instalação do Oracle errada (o que não mudou a msg de erro) e também tentei através do número IP que consegui executando o comando "lsnrctl status". Outra questão, quando abri os arquivos da pasta "sample" me pareceu que estava tudo comentado com #, isso está correto? Nós teríamos que fazer alguma alteração, retirando os comentários? A msg de erro parece ser sempre a mesma, mudando apenas o valor do "CONNECTION_ID", mas há outra situação mais abaixo, .....

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

...quando clico no Alias da pasta TNS gerada, me vem a janela a seguir, onde digito "system" e a senha da instalação do Oracle, me trazendo outra msg de erro mais a seguir....

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

A msg é a seguinte ("número de porta inválido"):

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Olá, Sara e Átila, tudo bem com vocês?

Vocês poderiam por favor, abrir um novo tópico separadamente sobre o problema de vocês? Assim, poderei responder individualmente e de forma mais objetiva sobre cada problema.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software