Fiz agora a instalação do SQL developer (v21.2.1.204.1703), porém não tenho o tnsnames.
Fiz agora a instalação do SQL developer (v21.2.1.204.1703), porém não tenho o tnsnames.
Olá Renato, tudo bem?
Você poderia disponibilizar mais detalhes do seu ambiente? Assim poderei entender o que pode estar acontecendo no seu ambiente.
Os arquivos são o listener.ora, o sqlnet.ora e o tnsnames.ora O caminho dos arquivos na minha máquina é esse aqui:
C:\app\danie\product\18.0.0\dbhomeXE\network\admin
, na sua máquina deve ser semelhante.
Aguardo o seu retorno !
Olá, Danielle!
Estou com mesmo problema do Renato, conforme suas instruções entrei na pasta onde se encontra o Oracle Database 21c porém o único arquivo era o sqlnet.ora.rooh que foi renomeado para extensão .ora. Como devo proceder? Segue imagem anexo do ambiente.
Obrigado desde já pela ajuda!!
Olá, Fábio, tudo bem?
Aparentemente na versão 21 do Oracle, os arquivos de conexão estão em um diretório um pouco diferente, dentro da pasta sample. Por este motivo, o SQL Developer não está localizando uma entrada TNS.
O que você pode tentar fazer, é carregar o arquivo da pasta sample
e verificar se dessa forma a conexão é realizada.
Você pode fazer isso da seguinte forma:
C:\app\fabin\product\21c\dbhomeXE\network\admin\sample
e selecione o arquivo tnsnames.ora:
Aguardo o seu retorno!
Oi, Danielle!
Segui tua orientação e deu tudo certo!
Obrigado pela ajuda!
Obrigado pela a explicação Danielle, eu continuei o curso sem as bases pre-cadastradas e deu tudo certo.
Bom dia! Mesmo com essas orientações não estou conseguindo.
Olá Danielle
Eu tb estou em curso e usando a versão Oracle 21c. Assim como a Sara, eu também não estou conseguindo. Fiz algumas tentativas, até digitei a senha de instalação do Oracle errada (o que não mudou a msg de erro) e também tentei através do número IP que consegui executando o comando "lsnrctl status". Outra questão, quando abri os arquivos da pasta "sample" me pareceu que estava tudo comentado com #, isso está correto? Nós teríamos que fazer alguma alteração, retirando os comentários? A msg de erro parece ser sempre a mesma, mudando apenas o valor do "CONNECTION_ID", mas há outra situação mais abaixo, .....
...quando clico no Alias da pasta TNS gerada, me vem a janela a seguir, onde digito "system" e a senha da instalação do Oracle, me trazendo outra msg de erro mais a seguir....
A msg é a seguinte ("número de porta inválido"):
Olá, Sara e Átila, tudo bem com vocês?
Vocês poderiam por favor, abrir um novo tópico separadamente sobre o problema de vocês? Assim, poderei responder individualmente e de forma mais objetiva sobre cada problema.