1
resposta

Não tenho acesso aos IP`s do Minikube

Ola, Iniciei o curso de Kubernetes, mas não consegui recriar o exato cenário das aulas, com Driver VirtualBox, então prossegui com o Driver Docker. Então estou com a seguinte situação:

Tenho uma máquina Windows 10 - 192.168.1.88 , rodando Virtual Box com uma VM Ubuntu Server 20.04 no IP 192.168.1.91. Nesta VM eu tenho o Minikube com o NodePort abaixo.

NodePort   -  10.110.180.112  -   NONE  - 80:30000/TCP 

Fiz tudo o que foi ensinado no curso, mas não consigo acessar os Pods atraves da minha máquina Windows, pois o Minikube está rodando em uma rede diferente. Tentei criar uma rede Docker no mesmo Range da rede da VW Ubuntu e fazer o Minikube rodar nela, mas também não funcionou.

Não sei mais o que fazer, para seguir com o curso. Não quero avançar sem resolver essa questão que parece ser muito importante. A final de contas, acredito que todo cenário que rode com Driver Docker apresente isso.

1 resposta

Oi Felipe, tudo bem?

Desculpe a demora em retornar.

Entendo que você está com dificuldades para acessar os Pods através da sua máquina Windows, pois o Minikube está rodando em uma rede diferente. Essa é uma situação comum quando se utiliza o Minikube com o Driver Docker.

Uma solução para esse problema é utilizar o recurso de encaminhamento de porta do Minikube. Com esse recurso, você pode redirecionar as portas do cluster para a sua máquina local.

Para fazer isso, você pode executar o seguinte comando no terminal:

minikube service <nome-do-service>

Substitua <nome-do-service> pelo nome do service que você deseja acessar. Esse comando irá redirecionar a porta do service para a sua máquina local, permitindo que você acesse os Pods através do seu navegador.

Outra opção é utilizar o IP do nó do Minikube para acessar o service. Você pode obter o IP do nó executando o comando:

minikube ip

Em seguida, você pode utilizar o IP do nó juntamente com a porta do service para acessar os Pods.

Espero que essas soluções possam te ajudar a resolver o problema de acesso aos Pods.

Um abraço e bons estudos.