1
resposta

Não tem relação com procedural ou OO, mas com organização empresarial.

"Copie o código de validação que está no formulário ABCD." Mesmo em Assembler (procedural, não estruturada naturalmente) existem macroinstruções para não haver repetição do código. Exemplos práticos, classe documentos. Existe um método valida CPF. Um programador novo recebe a especificação para um novo método: receber documentos. Nesse requisito está que o CPF deve ser validado. Ele implementa a validação do CPF dentro do método ao invés de usar o método que já existe na própria classe. Nesse exemplo do CPF, que pode ser aplicável a diversas classes, a empresa deve ter uma única classe com validação do CPF, ou macroinstrução se for assembler, e usada por todos que necessitam. O problema de implementar com repetição é de administração da empresa e não da programação procedural.

É bom buscar reais características procedurais do que forçar a barra para colcoar que OO é a melhor coisa do mundo. Não é. É muito boa para diversas coisas, mas traz complexidades que poderiam ser evitadas, por exemplo na orientação a eventos. Programar uma usina nuclear em OO é perigoso, a interconectividade das classes seria de difícil compreensão e manutenção. O principal é que OO é muito aplicável, mas traz desvantagens também.

Os bancos usam até hoje Cobol, mas por que? Porque simplesmente as coisas são muito complexas, por exemplo, Contabilidade. Uma conta corrente deve entrar na contabilidade (padrão) se ela tiver aplicação automática do saldo, entra em contexto específico da contabilidade, mas se for conta de pessoa jurídica, também entra na contabilidade, se for conta de governo, também entra na contabilidade, mas uma classe de contas que tenham todos os atributos de todos os tipos de conta, inclusive todos os métodos, seria monstruosa e de difícil manutenção. Mas a contabilidade tem que ler e tratar adequadamente todas as contas do banco. Adivinha, Cobol é perfeito para isso.

Voltando ao assunto OO, coisas não tão complexas, cuja integração entre tipos diversos de objetos não é tão intensa, são perfeitas para OO, mas discordo da prerrogaritiva de jogar nas costas das linguagens procedurais a desorganização das empresas: OO não resolve desorganização empresarial.

1 resposta
O post foi fechado por inatividade após 3 meses. Para continuar o assunto, recomendamos criar um novo tópico. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software