baixei um aplicativo para me ajudar a treinar enquanto eu pego ônibus pro curso. porém eu não consigo fazer uma questão que envolve o do while. não me lembro muito como usar ele então vim pedir ajuda. tentei fazer sozinho porém não consegui.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
baixei um aplicativo para me ajudar a treinar enquanto eu pego ônibus pro curso. porém eu não consigo fazer uma questão que envolve o do while. não me lembro muito como usar ele então vim pedir ajuda. tentei fazer sozinho porém não consegui.
Olá, Yuri! Tudo bem?
Entendo sua dificuldade, a estrutura do "do while" pode ser um pouco confusa no começo, mas vou tentar te ajudar a entender melhor.
O loop "do while" é uma estrutura de repetição que executa um bloco de código pelo menos uma vez antes de verificar a condição. Se a condição for verdadeira, o código é executado novamente. Se for falsa, o loop é encerrado. A sintaxe é a seguinte:
do {
// código a ser executado
} while (condição);
Note que a condição é verificada depois que o bloco de código é executado, garantindo que o código seja executado pelo menos uma vez, independente da condição.
Vamos a um exemplo prático. Suponha que você queira imprimir os números de 1 a 5. Você pode fazer isso com um loop "do while" da seguinte forma:
let i = 1;
do {
console.log(i);
i++;
} while (i <= 5);
Nesse exemplo, o código dentro do bloco "do" é executado primeiro, imprimindo o número 1. Depois, a condição é verificada. Como "i" é menor ou igual a 5, o loop é executado novamente, imprimindo o número 2, e assim por diante, até que "i" seja maior que 5, momento em que o loop é encerrado.
Espero que essa explicação te ajude a entender melhor. Lembre-se, a prática é essencial para o aprendizado, então continue tentando resolver problemas e desafios.
Espero ter ajudado e bons estudos!