1
resposta

não sei se foi a melhor solução, inclusive é normal demorar 3 horas pra achar a resposta?

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        pincel.fillStyle = bolinhaCor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
        console.log(x + ',' + y);
    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

    var cor = ['blue', 'red', 'green', 'blue'];

     posic = 0;

     bolinhaCor = cor[posic];

    function mudaCor(evento) {

        if (posic == 3) {
            posic = 0;
        }

        posic = posic + 1;

         bolinhaCor = cor[posic];

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        pincel.fillStyle = bolinhaCor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
        console.log(x + ',' + y);

        return false;
    }

    tela.oncontextmenu = mudaCor;

</script>
1 resposta

Boa tarde, José! Tudo bem?

Seu código está fazendo tudo que foi proposto no exercício, parabéns!

É normal demorar sim, quando trabalhamos na área da programação as vezes nos deparamos com erros que ficamos horas em cima pra tentar resolver. Por isso incentivamos a prática nos exercícios, quanto melhor entendemos mais rápido nos tornamos.

Novamente, parabéns e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software