<meta charset="UTF-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {
pincel.fillStyle = cor
pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
pincel.fill()
}
function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {
pincel.fillStyle = cor
pincel.beginPath()
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14)
pincel.fill()
}
function desenhaPaletaDeCores() {
desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red')
desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green')
desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue')
}
function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft
var y = evento.pageY - tela.offsetTop
if((desenha)&&(y > tamanhoQuadrados + 5)) { // + 5 por causa do raio do circulo
desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual)
}
}
function habilitaDesenhar() {
desenha = true
}
function desabilitaDesenhar() {
desenha = false
}
function trocaCor(evento) {
var X = evento.layerX
var Y = evento.layerY
if((X > xVermelho)&&(X < tamanhoQuadrados)&&(Y > yQuadrados)&&(Y < tamanhoQuadrados)) {
corAtual = 'red'
}
if((X > xVerde)&&(X < xVerde + tamanhoQuadrados)&&(Y > yQuadrados)&&(Y < tamanhoQuadrados)) {
corAtual = 'green'
}
if((X > xAzul)&&(X < xAzul + tamanhoQuadrados)&&(Y > yQuadrados)&&(Y < tamanhoQuadrados)) {
corAtual = 'blue'
}
}
var tela = document.querySelector('canvas')
var pincel = tela.getContext('2d')
pincel.fillStyle = 'lightgray'
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400)
var desenha = false
var corAtual = 'blue'
var xVermelho = 0
var xVerde = 50
var xAzul = 100
var yQuadrados = 0
var tamanhoQuadrados = 50
desenhaPaletaDeCores()
tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse
tela.onmousedown = habilitaDesenhar
tela.onmouseup = desabilitaDesenhar
tela.onclick = trocaCor
</script>