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Não sei se esta tão legível, mas acho que ficou um pouco mais simples.

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {

        pincel.fillStyle = cor
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill()
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor
        pincel.beginPath()
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14)
        pincel.fill()

    }

    function desenhaPaletaDeCores() {

        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red')
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green')
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue')

    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop

        if((desenha)&&(y > tamanhoQuadrados + 5)) { // + 5 por causa do raio do circulo

            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual)
        }
    }

    function habilitaDesenhar() {

        desenha = true
    }

    function desabilitaDesenhar() {

        desenha = false
    }

    function trocaCor(evento) {

        var X = evento.layerX
        var Y = evento.layerY

        if((X > xVermelho)&&(X < tamanhoQuadrados)&&(Y > yQuadrados)&&(Y < tamanhoQuadrados)) {

            corAtual = 'red'
        }

        if((X > xVerde)&&(X < xVerde + tamanhoQuadrados)&&(Y > yQuadrados)&&(Y < tamanhoQuadrados)) {

            corAtual = 'green'
        }

        if((X > xAzul)&&(X < xAzul + tamanhoQuadrados)&&(Y > yQuadrados)&&(Y < tamanhoQuadrados)) {

            corAtual = 'blue'
        }
    }

    var tela = document.querySelector('canvas')
    var pincel = tela.getContext('2d')
    pincel.fillStyle = 'lightgray'
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400)

    var desenha = false
    var corAtual = 'blue'
    var xVermelho = 0
    var xVerde  = 50
    var xAzul = 100
    var yQuadrados = 0
    var tamanhoQuadrados = 50

    desenhaPaletaDeCores()

    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar

    tela.onclick = trocaCor

</script>
2 respostas

Fala, Lucas! Tudo bem contigo?

Parabéns pelo desenvolvimento!

Pratique sempre!

Qualquer dúvida nos procure!

Eai, Lucas!

Então, o código funciona perfeitamente, mas cuidado, vc esta deixando de colocar ' ; ' (ponto e vírgula) ao final de cada comando. Agora não faz muita diferença, mas mais pra frente pode fazer uma baita diferença.

Só um alerta. Parabéns pela resolução!!