Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Não sei como aplicar na vida real

Chegou em um ponto em que eu tenho certeza de que não saberia qual fórmula usar para determinada situação.
Quando o professor fala para fazer o desafio e tal, é okay porque a gente sabe mais ou menos o resultado que ele quer.
Mas e na vida real? Como vou saber qual fórmula usar, tenho que fazer quantas antes para chegar no resultado pretendido? Não entendi muito bem o uso da fórmula =corresp, muito menos com o procv. Por que tem aquilo de verdadeiro, falso, menor do que? Efetivamente, o que é isso?

1 resposta

Oi, Ananda! Tudo bem?

Entendo bem sua preocupação sobre como aplicar fórmulas do Excel na vida real. Chegou um ponto importante do aprendizado quando a gente percebe que saber usar uma fórmula num desafio guiado é diferente de saber qual fórmula usar diante de uma situação do dia a dia. Essa dúvida é completamente normal e faz parte do processo de quem está aprendendo de verdade.

Na vida real, o caminho começa pela pergunta que você quer responder. Antes de pensar em fórmula, pense no resultado que você precisa alcançar. Você quer encontrar um valor numa lista? Quer trazer uma informação relacionada a esse valor? Com essa clareza, fica mais fácil escolher a ferramenta certa.

Sobre a função CORRESP, ela serve para localizar a posição de um valor dentro de um intervalo. O terceiro argumento, que você mencionou com dúvida, controla o tipo de busca que será feita. Veja como funciona cada opção.

• O valor 0, equivalente a FALSO, realiza uma busca por correspondência exata. Use quando você precisa encontrar um valor específico, sem margem para aproximações. Esse é o mais usado no dia a dia.

• O valor 1, equivalente a VERDADEIRO, busca o maior valor que seja menor ou igual ao valor procurado. Para funcionar corretamente, os dados precisam estar em ordem crescente.

• O valor -1 busca o menor valor que seja maior ou igual ao valor procurado, exigindo que os dados estejam em ordem decrescente.

Na fórmula combinada com ÍNDICE, como em ÍNDICE(B2:B13, CORRESP(D2, A2:A13, 0)), o zero garante que o Excel encontre exatamente o que você digitou na célula D2, e o ÍNDICE usa essa posição para trazer o valor correspondente da coluna B. Já o PROCV faz algo parecido, mas de forma mais direta, varrendo uma tabela da esquerda para a direita.

Para ganhar confiança na vida real, uma boa prática é criar pequenas planilhas com dados do seu cotidiano e testar as fórmulas em situações que você mesma inventou. Isso treina o raciocínio de forma muito mais eficaz do que repetir exercícios prontos.

Você consegue pensar em alguma situação do seu dia a dia em que precisaria buscar uma informação dentro de uma lista? Compartilha aqui!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!