1
resposta

Não sei como acessar a parte de html do site

Olá, não tenho ideia de onde ir no site da empresa que trabalho para fazer a etapa de incluir o código do google analytics. Pode me auxiliar?

1 resposta

Olá, Synthia! Como vai?

Como não conheço o site da empresa em que você trabalha, vou deixar abaixo alguns passos que podem ajudar você a pensar sobre como fazer isso:

1. Acesso ao Painel de Administração do Site:

• Se o site da sua empresa utiliza um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) como WordPress, Joomla, ou outro, você precisará acessar o painel de administração desse CMS.
    • Normalmente, o endereço do painel de administração é algo como www.seusite.com/wp-admin (no caso do WordPress) ou www.seusite.com/administrator (no caso do Joomla).
  2. Localize a Seção de Edição de Código:

• No painel de administração, procure por uma seção chamada "Editor de Temas" ou "Editor de Código". No WordPress, por exemplo, você pode encontrar isso em "Aparência" > "Editor de Temas".
    • Se o site não utiliza um CMS, você pode precisar acessar os arquivos do site diretamente via FTP ou através do gerenciador de arquivos do servidor onde o site está hospedado.
  3. Adicione o Código do Google Analytics:

• Uma vez que você tenha acesso ao editor de código, procure pelo arquivo header.php (ou um arquivo similar que contenha a tag <head> do HTML).
    • Insira o código de acompanhamento do Google Analytics antes da tag de fechamento </head>. O código será algo assim:
      <script async src="https://www.googletagmanager.com/gtag/js?id=G-XXXXXXXXXX"></script>
      <script>
        window.dataLayer = window.dataLayer || [];
        function gtag(){dataLayer.push(arguments);}
        gtag('js', new Date());
        gtag('config', 'G-XXXXXXXXXX');
      </script>

• Substitua G-XXXXXXXXXX pelo seu código de acompanhamento do Google Analytics.
  4. Salve as Alterações:

• Após adicionar o código, salve as alterações no arquivo. Se você estiver usando um CMS, normalmente há um botão "Atualizar" ou "Salvar".
  5. Verifique a Instalação:

• Para garantir que o código foi adicionado corretamente, você pode usar a extensão "Tag Assistant" para o Chrome ou o recurso "Depuração" no Google Analytics.

Espero ter ajudado!

Abraço! ✨✨

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!