Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Não programo há uns 10 anos, por onde começar?

Olá!

Desde que entrei na vida acadêmica em 2010, não tenho desenvolvido sistemas (apenas exemplos para dar aula) e nem me atualizado em novas linguagens de programação. Mas, quero voltar a desenvolver para a web e embarcar em mobile (principalmente).

O que conheço:

  • Java Web com JSF e Hibernate
  • PHP com CakePHP
  • Python (sintaxe básica, apenas para algoritmos)

Alguém pode dar alguma sugestão de qual curso iniciar para quem está há uma década desatualizado?

1 resposta
solução!

Olá Fernando! Tudo bem?

Como você tem um conhecimento em Java Web e deseja tanto passar para o desenvolvimento Mobile quando web, posso te recomendar o seguinte:

  • Se atualizar com algumas ferramentas do desenvolvimento Back-end com Java:

Você pode fazer isso por estudar a formação Spring, que vai te dar o conhecimento que se liga à algumas tecnologias Java que você já conhece, mas que também te encaminhará para o que temos de atual no mercado de Java... Spring MVC, Spring Boot, JPA e outras ferramentas.

OBS: Se sentir a necessidade de rever alguns conceitos do Java, recursos do Java 8 ou mesmo coisas relacionadas a orientação a objetos, temos a formação "Java e orientação a objetos" que pode te ajudar.

Após a formação Spring você já terá o suficiente para desenvolver uma API REST com Spring Boot, o que é muito requisitado no mercado atualmente. E se desejar continuar se aprofundando, poderá seguir adiante com outras formações.

  • Iniciar os estudos de programação Android:

Temos a formação Android que é feita utilizando Java... então pode ser bem útil unir as duas coisas... voltar a praticar o Java para projetos web, mas também aproveitar para iniciar no Android com o Java por meio dessa formação! Ao final dela, você já saberá o básico da criação de aplicativos nativos para Android, e poderá seguir em frente!

OBS: Atualmente o desenvolvimento nativo para Android é feito também com Kotlin, que passou a ser a linguagem preferencial para novos projetos, com o Google incentivando essa escolha.

  • Passando para o Kotlin:

Por mais que encontremos sim projetos Android que utilizam Java, a tendência é que os mais recentes passem a ser criados em Kotlin. Dessa forma, pode ser muito útil aprender essa linguagem.

Conforme falei mais acima, a formação inicial de Android é feita em Java... mas temos outras formação que se aprofundam na arquitetura de aplicações Android, e essas são feitas em Kotlin.

Para se habituar a essa linguagem que herda algumas coisas do Java, temos a formação kotlin.

E poderá após isso seguir se aprofundando na produção de aplicações Android com a formação arquitetura Android .


 

Essas recomendações não são o único caminho a seguir, e não necessariamente você deveria seguir ela como um passo a passo... pode adaptar como ficar melhor para seu dia a dia e sua necessidade.

Se houver algo que possa te ajudar e que eu tenha esquecido, é só falar! Estamos aqui para te ajudar nessa jornada! 😄

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software