1
resposta

Não precisa fazer upload de arquivo no Google Colab toda vez que retornar ao curso

Olá, pessoal.

Vejo que nos cursos da Alura da parte de Data Science ninguém falou de algo que ajuda muito pra não precisar ficar carregando arquivos no Google Colab toda vez que for retornar aos estudos.

O Google Colab é uma ferramenta que pode ser utilizada pelo Google Drive. Você cria uma conta da Google e acessa o seu Google Drive que por padrão te dá 15Gb de espaço gratuito pra você armazenar arquivos. Dentro do seu Google Drive você cria um arquivo do Google Colab e salva o arquivo da base de dados na mesma pasta que o arquivo do Google Colab está. Todo arquivo do Google Drive tem um id e você pode usar esse id para fazer o upload do arquivo no Google Colab de forma automática. Funciona da seguinte forma:

! gdown --id id_do_arquivo

Esse id é uma sequência única para cada arquivo de números e letras.

Dessa forma toda vez que você executar a célula com o código acima o Google Colab vai entender que você vai usar esse arquivo no seu projeto e vai carregar ele pra você na pasta de arquivos sem nenhum esforço da sua parte. Esse arquivo não precisa nem estar no seu drive na verdade, basta que ele tenha sido configurar para ter um acesso público a partir das opções de compartilhamento do arquivo.

Espero ter ajudado alguém.

1 resposta

Obrigada!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software