Aumentamos o tamanho da fonte em 4 vezes para depois reduzir a escala em 4 vezes e não percebi qualquer alteração, mesmo nas maiores palavras. Essa alteração faria alguma diferença em telas com resoluções menores?
Aumentamos o tamanho da fonte em 4 vezes para depois reduzir a escala em 4 vezes e não percebi qualquer alteração, mesmo nas maiores palavras. Essa alteração faria alguma diferença em telas com resoluções menores?
Fala aí Maurício, tudo bem? Precisaria ver o seu código como está, mas, ao definir o tamanho de uma fonte com %
ela vai ser relativa ao seu elemento pai, portanto:
<div class="pai">
<span class="filho">Meu span</span>
</div>
Se definirmos o font-size
do span
com %
:
.filho {
font-size: 100%;
}
Aqui ele vai ser relativo ai pai, portanto, se viermos no pai e aumentarmos seu font-size
:
.pai {
font-size: 200%;
}
Agora o span
terá sua fonte maior.
Não importa o tamanho da tela e sim sempre o elemento pai como base para cálculo.
Espero ter ajudado.
Matheus, na verdade minha dúvida foi quanto a essa afirmação do professor na atividade, pois ele mexeu no eixo Z e portanto algumas palavras ficaram "mais próximas" da perspectiva:
"Após o exercício anterior, você deve ter notado que as palavras ficaram meio borradas. Isso acontece porque o navegador tenta aumentar as palavras que estão mais próximas na perspectiva. Só que o navegador não faz isso aumentando a fonte; ele faz isso aumentando os pixels da fonte, e por isso a qualidade não é tão boa."
Então ele sugere aumentar a fonte para 400% e depois usar um transform scale de .25 para voltar ao tamanho original e assim "corrigir" a distorção de resolução. Porém, não notei qualquer diferença na resolução (eu já não tinha visto nada borrado antes).
Minha dúvida foi mais teórica quanto a resolução das fontes. Se essa transformação sugerida pelo professor é realmente importante para telas com resoluções mais baixas, ou se pode ser negligenciada.
Então Maurício, pode ser que na época que o curso foi gravado existisse algum tipo de problema relacionado ao assunto.
Mas, hoje, dificilmente existirá um problema de distorção em fontes, até porque a maneira como elas são inseridas e desenhadas na tela já foi pensado nisso.
Espero ter ajudado.