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Nao mexe o bichinho

Meu pacmman nao se mexe, mas nao esta dando erro no codigo

#include<stdio.h>
#include<stdlib.h>
#include "fogefoge.h"
#include "mapa.h"

MAPA m;
POSICAO heroi;


int acabou(){
    return 0;
}

int ehdirecao(char direcao) {
    if(ehdirecao){
        return direcao == 'a' || direcao == 'w' || direcao == 's' || direcao == 'd';    
    }

}

void move(char direcao){

    if(!ehdirecao(direcao))
        return;

    int proximox = heroi.x;
    int proximoy = heroi.y;

    switch(direcao){
        case 'a':
            proximoy--;
            break;
        case 'w':
            proximox--;    
            break;
        case 's':
            proximox++;
            break;
        case 'd':
            proximoy++;
            break;
    }

    if(!ehvalida(&m, proximox, proximoy));
        return;

    if(!ehvazia(&m, proximox, proximoy))
        return;

    m.matriz[proximox][proximoy] = '@';
    m.matriz[heroi.x][heroi.y] = '.';

    heroi.x = proximox;
    heroi.y  = proximoy;


}
int main(){

    lemapa(&m);
    encontramapa(&m, &heroi, '@');

    do {

        imprimemapa(&m);
        char comando;
        scanf(" %c", &comando);
        move(comando);
    }while(!acabou());    

    liberamapa(&m);


}
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include "mapa.h"

int i = 0;
int j = 0;


 int ehvalida(MAPA* m, int x, int y){
    if(x >= m->linhas)
        return 0;
    if(y >= m->colunas)
        return 0;

    return 1;
}

int ehvazia(MAPA* m, int x, int y) {
    return m->matriz[x][y] == '.';
}

void encontramapa(MAPA* m, POSICAO* p, char c){

    for(i = 0; i < m->linhas; i++){
        for(j = 0; j < m->colunas; j++){
            if(m->matriz[i][j]== c){
                p->x = i;
                p->y = j;
                break;
            }
        }
    }
}

void liberamapa(MAPA* m){
    for(i = 0; i < m->linhas; i++){
        free(m->matriz[i]);
    }
    free(m->matriz);
}

void alocamapa(MAPA* m){
    m->mat

insira seu código aqui

riz = malloc(sizeof(char*) * m->linhas);
    for(int i = 0;i < m->linhas;i++){
        m->matriz[i] = malloc(sizeof(char) * (m->colunas + 1));
    }
}

void lemapa(MAPA* m){
    FILE* f;
    f = fopen("mapa.txt", "r");
    if(f == 0){
        printf("Erro na leitura do mapa\n");
        exit(1);
    }

    fscanf(f,"%d %d", &(m->linhas), &(m->colunas));

    alocamapa(m);

    for (i = 0; i < 5; i++)    {
        fscanf(f, "%s", m->matriz[i]);        
    }
    fclose(f);
}

void imprimemapa(MAPA* m){  

    for(i = 0; i < 5; i++){
        printf("%s\n",m->matriz[i]);
    }
}
struct mapa {
    char** matriz;
    int linhas;
    int colunas; 
};
typedef struct mapa MAPA;

struct posicao {
    int x;
    int y;
};
typedef struct posicao POSICAO;

void alocamapa(MAPA* m);
void lemapa(MAPA* m);
void liberamapa(MAPA* m);
void imprimemapa(MAPA* m);
void encontramapa(MAPA* m, POSICAO* p, char c);

int ehvalida(MAPA* m, int x, int y);
int ehvazia(MAPA* m, int x, int y);
void move(char direcao);
int acabou();
int ehdirecao(char direcao);


2 respostas

Oi Julian, fiquei confuso sobre qual arquivo é qual... Você consegue me disponibilizar um zip do projeto ou colocar ele no github pra mim testar e ver o problema acontecendo?

Olá Julian, acredito que consegui resolver seu problema!

Fiz apenas duas alterações no seu código:

  • Primeiramente, na função move eu retirei o ponto e vírgula logo após o último parêntesis da condicional

Antes estava assim:

 if(!ehvalida(&m, proximox, proximoy));
    return;

Deixei deste modo:

 if(!ehvalida(&m, proximox, proximoy))
    return;

Isso era um problema pois acabava criando uma condicional de corpo vazio! Deste modo, apesar da identação, o return da linha seguinte à condicional era sempre executado, finalizando a função move.

  • Depois, alterei também a função ehdirecao:

Antes estava assim:

int ehdirecao(char direcao) {
    if(ehdirecao){
        return direcao == 'a' || direcao == 'w' || direcao == 's' || direcao == 'd';    
    }

}

Neste caso não entendi muito bem porque a cláusula do if é ehdirecao, mas sei que ela deve funcionar mesmo sem a condicional, por isso modifiquei essa função para:

int ehdirecao(char direcao){
    return direcao == 'a' || direcao == 'w' || direcao == 's' || direcao == 'd';    
}

Deste modo, a função retorna 1 se a condição for verdadeira, ou seja, se a direção for válida, e 0 se a mesma for inválida, como queremos.

Com essas alterações consegui fazer com que o foge-foge se movesse corretamente!