Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Não marca os pontos

Fiz o exatamente como o professor, porem não esta marcando os meus pontos nem do adversario, não sei aonde estou errando.

https://scratch.mit.edu/projects/585854774/editor/

8 respostas

Olá Maurício, como vai?

Nesse link que você compartilhou a gente não consegue acessar o projeto, dá que não foi encontrado ou não existe. =/

Para habilitar o compartilhamento do seu projeto é só ir na barra superior do Scratch em Compartilhar e preencher os dados do seu projeto.

Indicação do botão compartilhar na barra superior do scratch

Depois disso é só clicar em Copiar o link e colar aqui na resposta do fórum que aí a gente consegue ver seu projeto e te ajudar melhor a solucionar esse problema que está ocorrendo, beleza?

=)

Aqui esta o link, se alguem puder me ajudar agradeço.

https://scratch.mit.edu/projects/585854774

solução!

Boa noite, Maurício, tudo bem?

Acredito que tenha a ver com esta parte do código na imagem acima.Código no Scratch

Acho que os valores "-230" e "230" ultrapassam o limite do nosso cenário, ou seja, o cenário em que o jogo funciona e a bolinha se movimenta é menor que isso. Desta forma, acho que seria a mesma coisa que você colocar "-600" e "600" como limite; se esses valores extrapolam o tamanho do nosso cenário, a bolinha nunca vai chegar neles, e os pontos nunca serão marcados, certo?

Então sugiro que troque os valores para "-225" e "225", para ver se funciona. O meu funcionou assim =)

Oi Maurício, agora consegui abrir, obrigada.

Nesse jogo do Pong no Scratch, apesar de parecer que está igual ao que o professor está fazendo, pode acontecer de ter variações em relação ao tamanho da bolinha e das raquetes pois não existe um tamanho padrão e cada um pode criar como preferir. Por isso pode acontecer de os valores que o professor usou no jogo dele acabarem não funcionando no seu, para resolver isso precisamos verificar quais são os valores que vão funcionar para o seu jogo, beleza?

Vou te mostrar como fazer a verificação desses valores, mas antes vamos fazer alguns ajustes para melhorar o funcionamento do seu jogo e corrigir alguns bugs:

1 - Ajustando a centralização dos atores

No Scratch quando vamos criar um ator é preciso que ele seja criado exatamente centralizado na tela de desenho e que o centro dos dois (ator e tela de desenho) estejam exatamente um no mesmo lugar que o outro. Esses bugs podem ocorrer caso os atores (bolinha e raquetes) sejam desenhados fora do centro. Vi que a bolinha você ajustou ao centro, mas ficou faltando esse ajuste nas raquetes também, para ajustar:

• Vá em raquete 1, depois em Fantasias, clique na sua raquete e arraste ela para o centro da área de desenho até que os dois +, da raquete e da área de desenho, se encontrem. Se o centro da área de desenho não estiver aparecendo você pode ir na lupa na parte inferior da área e diminuir o zoom até visualizar.

Indicação de como centralizar a raqueteRepita esse processo nas duas raquetes, elas passarão a ter como referência o centro da tela de desenho e você vai conseguir controlar melhor a posição com o x e o y e não terá mais o problema que estava acontecendo da bolinha agarrar na raquete.

2 - Ajustando o posicionamento das raquetes

Depois de centralizar você vai perceber que as raquetes foram pra direções totalmente estranhas, para corrigir isso vamos alterar os valores de x e y nos códigos das raquetes:

• Raquete 1

Aqui vamos colocar x valendo -233 e y valendo 0, ficaria assim:

Indicação de posicionamento da raquete 1

• Raquete oponente

Aqui vamos passar os valores de x valendo 233 e y valendo 0. Na raquete oponente é importante alterar o valor de x nos dois blocos de código, ficaria assim:

Indicação de posicionamento da raquete do oponente

Esses valores de -233 e 233 eu identifiquei arrastando as raquetes pra perto da borda até onde achei que ficaria uma posição legal e alterando o valor de x no código, mas você pode personalizar se preferir, beleza? Só é importante deixar os valores de y em 0 para manter as raquetes centralizadas verticalmente.

3 - Ajustando a pontuação

Depois de fazer esses ajustes de posicionamento já podemos ajustar os valores de pontuação pra corrigir o bug inicial. Para descobrir o valor ideal para computar seus pontos você pode arrastar a bolinha para perto da borda e verificar qual valor de x será identificado para trocar no seu código, conforme exemplo abaixo:

Indicação de posicionamento de x da pontuação

Nesse teste que fiz no seu jogo, o valor de x ficou em -226, portando podemos trocar no código os valores de -226 para pontos do oponente e 226 para meus pontos que assim funcionará corretamente a pontuação. Você pode testar qual posição da bolinha você acha melhor e fazer alteração desses valores se quiser, beleza?

Outra alteração que podemos fazer aqui é que, mesmo com as modificações acima a bolinha ainda pode passar por trás da raquete e com isso computar vários pontos de uma vez, para solucionar isso vamos inserir o controle espere 1 seg nos blocos de contador de pontos, isso fará com que o jogo sempre espere um segundo antes de contar um novo ponto, solucionando o problema.

O código com essas alterações ficaria assim:

Indicação das alterações feitas nos contadores de pontos

Pronto, fazendo essas alterações seu jogo volta a funcionar como o esperado e vai ficar ainda mais bacana. Testa aí e depois me conta o que achou.

Espero ter ajudado e se tiver alguma dúvida conte com a gente aqui no fórum. Bons estudos =D

Caso esta resposta tenha resolvido sua dúvida, por favor, marque o tópico como solucionado ✓.Bons Estudos!

Oi Lara, como vai?

Isso aí, a lógica é essa mesma que você pensou. Como cada jogo pode ter um formato e tamanho deferente dos atores é necessário verificar os valores corretos para cada jogo e personalizar.

Se quiser compartilha aqui no fórum com a gente seu projeto, vai ser bem legal ver como ficou!

Bons estudos por aí e precisando conte com a gente aqui no fórum! =D

Jeniffer agradeço a ajuda, funcionou corretamente a marcação dos pontos. Mas ao colocar a raquete do oponente no centro da area de desenho, ele não fica centralizado como a raquete 1, não tenho certeza mas talvez eu tenha feito o fundo de forma errada. Se puder me auxiliar novamente agradeço

Olá Maurício, já sei o que aconteceu.

1 - Posicionamento da raquete do oponente

Na hora de trocar os valores de posicionamento você acabou alterando somente no bloco de código de cima e é preciso alterar o valor de x nos dois blocos de código, ficando assim:

Indicação do valor de x em 233

2 - Ajuste na cor de fundo

Fazendo esse ajuste da posição da raquete já fica na posição certa, mas você vai perceber que parece não estar na mesma posição que a outra, isso acontece pois o seu cenário não está pegando a área de desenho completa.

Para ajustar você vai em Palco, na aba Cenários, com a ferramenta Selecionar você clica no cenário que você desenhou e na lateral direita você puxa a borda até alcançar o limite da tela de desenho.

Indicação de como aumentar o cenário para o tamanho da tela de desenho

Pronto, fazendo essas alterações já vai resolver a questão do posicionamento da raquete e da aparência da tela de jogo.

Testa aí e qualquer coisa é só retornar por aqui. Bons estudos =D

Obrigado já ajudou muito