Boa noite Time Alura tudo bem?
no meu ambiente DEV da minha empresa nao localizei esta opção, pode se tratar de alguma limitacao?
Boa noite Time Alura tudo bem?
no meu ambiente DEV da minha empresa nao localizei esta opção, pode se tratar de alguma limitacao?
Olá, Kadu. Como vai?
Sim, você tocou em um ponto muito importante. O fato de você não encontrar a opção de exportar no seu ambiente de desenvolvimento (DEV) corporativo tem grandes chances de ser uma limitação de perfil ou de governança da sua empresa.
No Qlik Sense, o acesso a determinadas funcionalidades é controlado rigidamente através das regras de segurança (Security Rules) gerenciadas no Qlik Management Console (QMC) pelo administrador do ambiente.
Existem dois motivos principais para essa opção não aparecer para você:
.qvf) ou de dados para evitar que informações confidenciais saiam do ecossistema controlado da empresa.Para confirmar se o problema é esse, você pode fazer um teste rápido: verifique se essa opção está oculta tanto no menu principal do aplicativo (onde exportamos o aplicativo inteiro) quanto no menu de clique direito em cima de um gráfico específico (onde exportamos os dados para Excel/PDF). Se ambas estiverem ausentes, o bloqueio está na política de segurança.
A melhor recomendação nesse cenário é entrar em contato com o administrador do Qlik Sense ou com a equipe de TI da sua empresa. Explique que você está realizando um treinamento e pergunte se o seu perfil atual possui a liberação para exportar arquivos ou se eles poderiam conceder esse acesso temporariamente para o seu usuário no ambiente de DEV.
Espero que possa ter lhe ajudado!