Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
10
respostas

Não habilita o driver mysql

Boa noite! Já tentei de tudo, e o que parece simples não esta está sendo. Ao acessar a pagina Categorias, o php diz que o drive não foi instalado. Contudo ja retirei o ";" no arquivo php.ini e nada acontece! Ja instalei e reinstalei o php(não uso o xammp) e quando verifico no php.info o driver no pdo ainda não está habilitado.

Estou utilizando a ultima versão do php (7.4)

Fico no aguardo, obrigado.

10 respostas

Olá Michael, boa noite!

Esse problema pode ter algumas causas diferentes. Antes de tudo verifica se está editando o arquivo php.ini correto, você pode utilizar o comando php --ini para ver qual o local do php.ini carregado pelo php.

Além de remover o ; da linha extension=pdo_mysql remove também o ; na linha extension_dir = "ext"

Se o problema ainda continuar, compartilha aqui qual é a mensagem de erro que aparece e o resultado do comando php --ini

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só falar!

Olá Lucas. Obrigado pelo retorno! Vamos lá, ainda não deu certo. No arquivo php.ini eu já havia desabilitado o campo extension_dir ="ext" também. No php --ini aparece isso:

C:\Users\micha\Desktop\Alura\php\PDO_Alura\aula1>php --ini
Configuration File (php.ini) Path: C:\WINDOWS
Loaded Configuration File:         (none)
Scan for additional .ini files in: (none)
Additional .ini files parsed:      (none)

Minha pasta PHP estava na pasta c:\ depois alterei para c:\Windows e fiz a mudança no path do sistema. O php está rodando normal...menos os drivers....

Fico no aguardo, obrigado!

Não esqueça de mim Lucas! Estou no aguardo para continuar o curso... Obrigado

Essa parte indica algum problema: Loaded Configuration File: (none)

Normalmente é para mostrar qual o php.ini utilizado, no meu o resultado é esse: Loaded Configuration File: C:\php-7.4.0\php.ini

Resumindo, está indicando que não está carregando nenhum arquivo de configuração (o php.ini)

Como parece que o seu php não está reconhecendo o seu php.ini, verifica por favor se esse arquivo está na pasta correta do php e com esse exato nome: php.ini

No download do php não vem o arquivo php.ini normalmente, vem apenas dois arquivos de exemplo (php.ini-development e php.ini-production), então você pode copiar o arquivo php.ini-development e renomear para apenas php.ini caso necessário.

Oi Lucas, tudo bom?

Sim, fiz a alteração do arquivo "php' com a extensão ".ini-development" para "php.ini". Este arquivo está dentro da pasta "php" no mesmo local onde coloquei no Path do sistema...mesmo assim não reconhece os drivers(o php está funcionando normal, quando coloco "php -v" ou tento usar o "php -a")! Inclusive já deletei a pasta toda e baixei novamente no site do php, descompactei, fiz tudo de novo...e nada! Como podemos resolver?

Fico no aguardo, obrigado!

Nesse caso só com alguns testes para identificar a causa. Compartilha por favor um print de suas variáveis de ambiente mostrando o Path do php, e compartilha também um print de sua pasta do php mostrando o arquivo php.ini

Você pode colocar as imagens no https://imgur.com ou no drive e colocar os links aqui.

Certo Lucas. Segue os links:

https://imgur.com/4WsraEi
https://imgur.com/feqcGVr

Fico no aguardo.

solução!

Bom dia Michael,

Acho que descobri o problema, parece que o arquivo não está com o nome correto. Em uma pasta aberta, vai em cima no menu Exibir e depois seleciona a opção Extensões de nomes de arquivos:

Com essa opção o windows agora vai mostrar a extensão dos seus arquivos, acredito que o windows não está mostrando a extensão real do arquivo. Depois de mudar essa opção verifica novamente como está o nome do arquivo, e caso necessário faz a correção do nome. Vai utilizando o comando php --ini para testar se o php está reconhecendo o arquivo ou não.

Lucas , sua dica foi de ouro! O problema é que não basta alterar o nome do arquivo php.ini-development para php.ini . Precisa alterar a EXTENSÃO para php.ini. Fiz essa alteração e ele reconheceu! Muito obrigado pela ajuda e desculpe a "trabalheira"!

Sem problemas Michael, bom saber que deu certo!