Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
10
respostas

Não habilita o driver mysql

Boa noite! Já tentei de tudo, e o que parece simples não esta está sendo. Ao acessar a pagina Categorias, o php diz que o drive não foi instalado. Contudo ja retirei o ";" no arquivo php.ini e nada acontece! Ja instalei e reinstalei o php(não uso o xammp) e quando verifico no php.info o driver no pdo ainda não está habilitado.

Estou utilizando a ultima versão do php (7.4)

Fico no aguardo, obrigado.

10 respostas

Olá Michael, boa noite!

Esse problema pode ter algumas causas diferentes. Antes de tudo verifica se está editando o arquivo php.ini correto, você pode utilizar o comando php --ini para ver qual o local do php.ini carregado pelo php.

Além de remover o ; da linha extension=pdo_mysql remove também o ; na linha extension_dir = "ext"

Se o problema ainda continuar, compartilha aqui qual é a mensagem de erro que aparece e o resultado do comando php --ini

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só falar!

Olá Lucas. Obrigado pelo retorno! Vamos lá, ainda não deu certo. No arquivo php.ini eu já havia desabilitado o campo extension_dir ="ext" também. No php --ini aparece isso:

C:\Users\micha\Desktop\Alura\php\PDO_Alura\aula1>php --ini
Configuration File (php.ini) Path: C:\WINDOWS
Loaded Configuration File:         (none)
Scan for additional .ini files in: (none)
Additional .ini files parsed:      (none)

Minha pasta PHP estava na pasta c:\ depois alterei para c:\Windows e fiz a mudança no path do sistema. O php está rodando normal...menos os drivers....

Fico no aguardo, obrigado!

Não esqueça de mim Lucas! Estou no aguardo para continuar o curso... Obrigado

Essa parte indica algum problema: Loaded Configuration File: (none)

Normalmente é para mostrar qual o php.ini utilizado, no meu o resultado é esse: Loaded Configuration File: C:\php-7.4.0\php.ini

Resumindo, está indicando que não está carregando nenhum arquivo de configuração (o php.ini)

Como parece que o seu php não está reconhecendo o seu php.ini, verifica por favor se esse arquivo está na pasta correta do php e com esse exato nome: php.ini

No download do php não vem o arquivo php.ini normalmente, vem apenas dois arquivos de exemplo (php.ini-development e php.ini-production), então você pode copiar o arquivo php.ini-development e renomear para apenas php.ini caso necessário.

Oi Lucas, tudo bom?

Sim, fiz a alteração do arquivo "php' com a extensão ".ini-development" para "php.ini". Este arquivo está dentro da pasta "php" no mesmo local onde coloquei no Path do sistema...mesmo assim não reconhece os drivers(o php está funcionando normal, quando coloco "php -v" ou tento usar o "php -a")! Inclusive já deletei a pasta toda e baixei novamente no site do php, descompactei, fiz tudo de novo...e nada! Como podemos resolver?

Fico no aguardo, obrigado!

Nesse caso só com alguns testes para identificar a causa. Compartilha por favor um print de suas variáveis de ambiente mostrando o Path do php, e compartilha também um print de sua pasta do php mostrando o arquivo php.ini

Você pode colocar as imagens no https://imgur.com ou no drive e colocar os links aqui.

Certo Lucas. Segue os links:

https://imgur.com/4WsraEi
https://imgur.com/feqcGVr

Fico no aguardo.

solução!

Bom dia Michael,

Acho que descobri o problema, parece que o arquivo não está com o nome correto. Em uma pasta aberta, vai em cima no menu Exibir e depois seleciona a opção Extensões de nomes de arquivos:

Com essa opção o windows agora vai mostrar a extensão dos seus arquivos, acredito que o windows não está mostrando a extensão real do arquivo. Depois de mudar essa opção verifica novamente como está o nome do arquivo, e caso necessário faz a correção do nome. Vai utilizando o comando php --ini para testar se o php está reconhecendo o arquivo ou não.

Lucas , sua dica foi de ouro! O problema é que não basta alterar o nome do arquivo php.ini-development para php.ini . Precisa alterar a EXTENSÃO para php.ini. Fiz essa alteração e ele reconheceu! Muito obrigado pela ajuda e desculpe a "trabalheira"!

Sem problemas Michael, bom saber que deu certo!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software