Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Não funcionar criação de tabelas no meu usuario e nem buffer.

Bom Dia, Caros colegas estudantes ! No meu caso é seguinte, a instalação do oracle 12 c esta correta. criação do banco de dados pelo navegador, acredito que esta correta. porem quando por exemplo. Create table usario e dou o comando list ele deveria mostrar o buff create table usario. porem qq acontece ? Nada ! ELE NAO FAZ NADA. change não faz também. del tbm nao append também. save, edit, e tem mais. e quando crio uma tabela create table usuario( id int not null primary key, nome varchar2(30) not null); fala que não tenho permissão no tablespace users

6 respostas

Boa tarde Filippe,

No Oracle, dentro de um banco, você pode ter diversas tablespaces, elas por si, são o "espaço de tabela" onde você vai criar e manipular suas tabelas.

O problema é que o usuário que você está usando, não tem permissão dentro deste tablespace.

Para conseguir permissão, você precisar acessar o banco com o usuário root (ou admin) e executar o seguinte comando:

ALTER USER <usuário> QUOTA UNLIMITED ON <tablespace>;

Entendi, o que quis dizer, desculpe minha ignorancia. Tablespace seria a tabela "que estou criando" porem se for ela, não vai dar certo, pq não criou. Alter user Filippe Quota unlimite on <?>; no caso estou usando o sys, para me conectar como "admin" sys as sysdba e a senha. Desde já, agradeço sua atenção.

Magina, estamos aqui para tentar te ajudar, pode ficar tranquilo em compartilhar qualquer dúvida.

Tablespace, na verdade não é uma tabela. Levando ao pé da letra ele é um "espaço para por tabelas". Quando um usuário tiver permissão em uma tablespace, ele poderá criar tabelas dentro do tablespace.

Vou te guiar com um passo à passo, apesar de não saber até que ponto você já completou. Desconsidere os passos que já fez ok?

  1. Conectar como admin
  2. Criar "tablespace"
  3. Criar "usuário"
  4. Dar permissão ao usuário para acessar a "tablespace"
  5. Deslogar admin e logar com o usuario normal.
  6. Criar" tabela" desejada
solução!

Achei esse link se você quiser entender um pouco mais sobre tablespace:

http://www.oracle.com/technetwork/pt/articles/database-performance/introducao-conceito-de-tablespaces-495850-ptb.html

Ok, vamos lá ! 1 ok. 2 não sei como fazer. 3 eu criei conforme o professor ensinou, pelo navegador. 4. dar permissão é adicionando conforme ele ensinou. 5. fiz isso inumeras vezes. 6. so cria como sys. porem fiz diferente agora, loguei como sys. achei um comando na internet o

GRANT CREATE SESSION TO usuario;

ai somente assim consegui criar a tabela, e inclusive o buffer funcionou. edit, save, list e etc.

Entendi, muito Obrigado !

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software