1
resposta

Não funciona no Google Colab

Bom dia!

Uso normalmente o Google Colab para fazer as atividades de Python, mas não consegui fazer o teste rodar por lá. Tenho também o PyCharm, tentei rodar o teste, mas enfrentei um problema similar ao dos demais colegas do fórum (mesmo tendo usado o código certo).

Sei que o professor recomenda o PyCharm, mas poderiam me ajudar com essa funcionalidade no Colab?

Obrigado de antemão!

1 resposta

Oii Marcelo, como você está? Espero que esteja bem ^-^

Sinto muito pela demora em obter um retorno.

No curso o professor utiliza uma estrutura de pastas onde coloca diversos arquivos python e o Colab não é o ambiente mais indicado para trabalhar com estruturas de pastas dessa forma, por isso o uso do PyCharm. Porém, caso queira trabalhar no Colaboratory, vou deixar passo a passo abaixo como poderá fazer isso:

  • Para evitar fazer o upload dos arquivos sempre que for testar seu código, iremos fazer uma estrutura de pastas dentro do Google Drive. Para isso, abra um "novo notebook" (ele servirá para executarmos os testes) e vá até a opção "arquivos".

  • Em seguida selecione "montar drive" e permita que o notebook acesse seus arquivos. Como mostro na imagem abaixo:

image

  • Agora, clique com o botão direito no explorador de arquivo e clique em atualizar a verá uma nova pasta chamada drive:

image

  • Abra a pasta drive e dentro de MyDrive comece a criar a estrutura de pastas como mostrado pelo professor. Exemplo:

image

Para criar a estrutura acima, você terá que criar a pasta e ir criando os arquivos manualmente (criar nova pasta -> criar novo arquivo).

  • Agora , de posse da estrutura de pastas criadas e com os códigos feitos, volte a área de código do notebook e navegue até a pasta que você criou através do comando cd. O comando cd servirá para entrarmos na pasta do projeto, no meu caso a pasta se chama CursoTestesAlura. Abaixo os passos para navegar entre as pastas e em seguida, uma imagem dos comandos feitos:
cd drive
cd MyDrive/
cd CursoTestesAlura/

Por fim, execute o teste através do seguinte comando:

!python -m unittest src/leilao/test_avaliador.py

image

Dessa forma você conseguirá elaborar os passos do curso pelo Colab =)

Qualquer dúvida estou por aqui, tá bom?

Abraços e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software