4
respostas

Nao funciona

Ola, nunca mexi com visual studio code entao acho que comecou muito rapido a aula (pelo menos pra mim). O documento Ceep nao existe no arquivo disponivel da aula. Abri o index.html e consegui visualizar o Ceep mas ele esta sem CSS, entao o Ceep aparece so em HTML. Parece que o video comecou no meio do caminho ja que nao tem nenhuma informacao sobre Visual Studio Code e no video ja aparece com CSS junto ao HTML. Estou querendo uma carreira em back-end e machine learning. mas comecei do zero e nao sei mais se estou no caminho certo seguindo a lista da formacao de iniciante em programacao! Alguem pode me dar uma ajuda?

Obrigado

4 respostas

Boa tarde, Luiz! Tudo bem?

Quando iniciamos a estudar programação tudo parece complicado mesmo, mas de pouco em pouco você vai conseguir entender os conteúdos até chegar no objetivo. Pode contar conosco nessa trajetória!

Vou dividir em etapas as respostas para sua dúvida:

• O documento Ceep nao existe no arquivo disponivel da aula

Vamos olhar a estrutura de pastas do projeto do professor no vídeo:

Screenshot da estrutura de pastas do projeto do professor, onde há o arquivo index.html que é o aberto por ele, a pasta Ceep que é a do projeto, a pasta assets dentro dele e o arquivo index.html também

O documento Ceep que você se refere é a pasta do projeto do professor, no nosso caso é a pasta projeto_inicial que veio no arquivo disponibilizado no curso.

• Abri o index.html e consegui visualizar o Ceep mas ele esta sem CSS, entao o Ceep aparece so em HTML

Ao abrir o arquivo index.html o correto seria aparecer um quadrado azul com o campo de inserir dados e um botão de novo item, dessa maneira:

Um quadrado azul com um campo de escrita e um botão de novo item

Caso não esteja assim, tem como verificar se você extraiu esses arquivos da pasta compactada disponibilizada com o projeto inicial do curso? Pode ser que ele não está encontrando o arquivo CSS por isso.

• Parece que o video comecou no meio do caminho ja que nao tem nenhuma informacao sobre Visual Studio Code e no video ja aparece com CSS junto ao HTML

Como o foco do curso é aprender sobre o Javascript (especificamente sobre DOM), o projeto já é iniciado com a parte de HTML e CSS prontas, focando apenas em desenvolver os scripts.

Na formação lógica de programação é iniciado com o aprendizado de HTML e CSS no desenvolvimento da Barbearia Alura, após é ensinado essa parte inicial do Javascript. Assim, o aluno ao terminar escolhe se continuará com a formação front-end (onde aprofundará mais essas três coisas) ou se seguirá para o backend (que não aprende HTML e CSS).

• Comecei do zero e nao sei mais se estou no caminho certo

Para os passos iniciais você está no caminho certo sim! Nessa formação, apesar de ser com cursos em Javascript, você entenderá com os cursos de lógica de programação (jogos clássicos) a parte de variáveis, listas, repetições, condicionais e etc. Isso é a base para qualquer linguagem que você escolher.

Seus objetivos futuros são back-end e machine learning, para o back-end são bastante opções de linguagens para seguir mas com o machine learning geralmente é Python. Esse conteúdo como o DOM pode ser bom de compreender caso você siga com o Javascript para o backend, que também é uma opção. De agora em diante depende muito do que você pretende seguir =)

Espero que eu tenha te ajudado a esclarecer alguns pontos, caso a dúvida persista, pode nos retornar por aqui.

Bons estudos!

Ola Monica, consegui arrumar. Lembrei que ja tinha outros projetos em arquivos que tinham o mesm nome sugerido pelo professor, "index.html e style.css" por isso nao estava funcionando. Mudei o nome deles adicioando um "2" de deu certo. Talvez outras pessoas estejam com mesmo problema. Vou seguir o curso de iniciante na trilha indicada pela Alura e depois me redireciono se necessario.

Obrigado pela ajuda.

Para que eu consiga terminar o curso de iniciante de programação so me falta agora conseguir instalar o Ubuntu e Linux no meu computador que ainda nao consegui. Tenho um MacBook pro 2018. Se vc puder me indicar aonde consigo informacoes para reslover isso, seria fantastico.

Um otimo dia.

Boa tarde, Luiz! Tudo bem?

Perdão pela demora em dar um retorno, como eu uso o Windows fui consultar com o pessoal da escola de DevOps (responsáveis pelos cursos de Linux) e me informaram que você consegue fazer o curso de Linux da Formação Iniciante em Programação normalmente com o seu MacBook Pro, pois o conteúdo passado no curso são os comandos para usar no terminal e eles funcionam no Mac também!

Uma ótima semana para você e bons estudos!

Ola, Obrigado Mônica, Uma boa tarde para vc tambem.