Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Não foi possível localizar nem carregar a classe principal org.apache.catalina.startup.Bootstrap

Olá.

Estou fazendo o primeiro exemplo do " 1. Servlet API e fundamentos da Web". Quando tento iniciar o tomcat recebo a mensagem: Erro: Não foi possível localizar nem carregar a classe principal org.apache.catalina.startup.Bootstrap

Isso ocorre com o tomcat 7 e 8.

Alguma sugestão?

Grato.

6 respostas

Bom, refiz os passos e funcionou. Mas se por acaso alguém souber o porquê desse erro ficaria grato se compartilhasse.

Pelo visto o problema é que o projeto Java não aceita estar numa pasta com nome "1 - Servlets: Fundamentos de Java na Web". O problema é o ":".

Alguém poderia me confirmar?

Oi Tiago, você saberia dizer se teve alguma diferença entre as duas vezes que você tentou?

Acho improvável ser por causa do ":"

Que me lembre foi essa a única diferença mesmo. Acho que tinha visto algo no google comentando algo semelhante a isso.

solução!

De qualquer forma, é sempre bom evitar caracteres especiais e espaços em nomes de diretórios e arquivos. Especialmente quando você está trabalhando com Java, as vezes ele se perde mesmo por conta disso. Pode ter sido essa a causa do problema mesmo.

Se você não tiver mais nenhuma dúvida sobre esse assunto, pode marcar esse tópico como solucionado? Aí se vc tiver alguma outra dúvida pode sempre criar um novo tópico aqui no fórum.

Certo. Obrigado pelo retorno.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software