Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Não foi apresentado no início do curso como instala/ configura o PHPUnit

Estou com dificuldades para instalar/ configurar o PHPUnit! O curso não mostra como fazer essa instalação/ config... achei grave não ter isso para um curso básico! O professor vai direto pro exemplo porém estou tendo dificuldade pra configurar o PHPUnit em minha máquina. Achei vários vídeos no youtube porém não estou encontrando a forma correta de fazer para o meu caso! Como sou novíssima em PHPUnit, preciso de ajuda!!!

Já tentei anteriormente através do manual em "https://phpunit.de/manual/current/pt_br/installation.html" deu erro... ele não reconhece o phpunit - quando vou fazer o teste de execução em qualquer diretório apresenta erro:

C:\Users\Priscila>phpunit --version
'phpunit' is not recognized as an internal or external command,
operable program or batch file.

Tentativa Seguinte: - Estou em um ambiente Windows 10, wampserver. - Primeiro fiz o download do phpunit em https://phpunit.de/ (versão 6.2.3). - Joguei ela no meu diretório: C:\wamp64\php - Fui no promp de comando do windows (AQUI que imagino que esteja o erro... não tenho opção de um prompt bash e não sei como fazer pra colocar um... então fui no windows mesmo) e tento executar o script php do meu teste e ele não reconhece o phpunit, apresentando a mensagem abaixo:

'phpunit' is not recognized as an internal or external command,
operable program or batch file.

Sem isso não consigo continuar o curso... alguém saberia me ajudar como fazer certo????

1 resposta
solução!

Oi Priscila, tudo bom?

Muito legal você ter procurado as formas de instalação! Realmente o terminal do windows é meio fraco.

O que o erro:

'phpunit' is not recognized as an internal or external command,
operable program or batch file.

Está nos dizendo, é que o comando não é reconhecido pelo terminal do windows. Isso porque não adicionamos o phpunit.phar ao terminal, pelas variaveis de ambiente.

Você precisa configurar seu windows e adicionar o phpunit ás variaveis de ambiente. Esse tutorial da documentação é um passo-a-passo bem explicativo com links auxiliares de como criar uma variavel de ambiente, com um script para gerar alguns arquivos necessários, etc.

Basta seguir os comandos executados =)

Qualquer dificuldade, compartilha aqui com a gente!

Abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software