Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Não ficou claro: qual a diferença de ênfase e itálico, se ambos fazem a mesma coisa?

Gostaria de entender, pois ambos fazem a letra ficar em itálico e não ficou clara qual a diferenciação. Obrigada.

3 respostas
solução!

Oi Ingrid, tudo bem?

Vamos lá:

Por padrão, o resultado visual das duas tags é o mesmo. A principal diferença entre essas duas tags é que a tag <em> enfatiza semanticamente a palavra ou seção de palavras importantes, enquanto a tag <i> é apenas um texto convencionalmente estilizado em itálico para mostrar humor ou voz alternativos.

Ou seja se quiser apenas que a palavra tenha o estilo em italic não deve ser usado o <em> use o estilo CSS italic para esse propósito.

É o mesmo caso de <strong> e <bold>. Para garantir a mesma experiência para todos os usuários, tags <strong> e de <em> precisam ser usadas em vez de tags em <bold> e <italic>.

A tag Strong, <strong>, e a tag Ênfase, <em>, são consideradas Marcação Semântica que permite adicionar significado ao seu conteúdo. Serve como uma indicação para um leitor de tela de como algo deve ser entendido.

Usar as tags de maneira correta faz com que pessoas que usam leitores de telas tenham uma experiência muito melhor.

Vou deixar aqui a documentação MDN para você ler um pouco mais sobre.

Espero ter ajudado.

Um abraço e bons estudos.

Oi, Lorena! Muito obrigada por essa explicação, foi bem útil pra mim! Não tinha me ligado, até então, de que existia uma diferença para além do visual entre elemento e estilo. Somente depois desse questionamento da Ingrid que acendeu uma luzinha de dúvida por aqui e vim vasculhar o que haviam respondido. É um alerta pra gente, principalmente quem está iniciando, de estarmos atentos a melhorias, como é o caso da acessibilidade. Obrigadão!

Abraços, meninas! :)

Muito bom! Principalmente, em consideração ao caso da acessibilidade em sites eletrônicos (vide: https://emag.governoeletronico.gov.br/ e https://www.w3.org/WAI/)

  • O uso correto das tags são imprescindíveis.

Abraços!