Olá! O conceito está correto quando você diz que:
"se eu aumentar o meu numero de pods ao longo do cluster inteiro....nao preciso me preucupar com o endereço ip pois eu acesso esses pods via um service que ja tem um ip definido....e esse ip direciona pra todos esses meus pods mapeados"
Isto está correto. Mas entenda algo: Pods e Nodes são coisas diferentes. No segundo curso de Kubernetes esse fica mais claro! Nodes são "ambientes" no qual estão localizados os Pods. Imagine o seguinte: Temos um Master Node (uma estrutura que recebe informações e comandos, um maestro) -> Dentro dele, temos os Worker Nodes (uma estrutura que executa os comandos recebidos pelo Master, essa é a estrutura que põe a mão na massa) -> Dentro dos Worker Nodes (o que vc chama de Nodes, simplesmente), temos os Pods (Estruturas na qual estão localizadas os Containers da nossa aplicação).
Ou seja, resumindo o que eu disse: O que você está chamando de Nodes, na verdade, são estes Worker Nodes que falei. E os Pods, são estruturas que simplesmente "armazenam" os Containers da nossa aplicação.
Sendo assim, Pods são efêmeros, eles morrem e voltam o tempo todo, e a cada vez que isso acontece, um novo IP é atribuído a eles. Mas isso não tem problema, porque quem vai conectar estes Pods são os nossos Services: eles sim tem um IP fixo. E como eles sabem quais Pods se conectar, se cada vez o IP é alterado? Por meio dos Labels e Selectors. Isso ficar super claro no segundo curso de Kubernetes. Os Nodes são apenas os ambientes onde os Pods estão localizados.
Espero que tenha ficado mais claro agora! Hahaha
Qualquer coisa, é só falar que a gente vai se conversando! Valeu!