5
respostas

Não ficou claro para mim esse para saber mais

Caso tivéssemos múltiplos nodes em nosso cluster(o que seri isso? pods? services?), tudo funcionaria da mesma maneira, pois as portas mapeadas pelo NodePort(que portas sao essas) são compartilhadas entre os IP's de todos os nodes.

Tem como explicar isso com um exemplo ?

Desde já muito grato !!!

5 respostas

Olá, tudo certo? Pelo que entendi, esta parte do "Para Saber Mais" está dizendo que:

- caso tenhamos mais Nodes (estruturas que executam as aplicações) dentro do nosso Cluster (conjunto de máquinas), a configuração de portas que foram colocadas nos Services do tipo NodePort continuariam as mesmas pois, mesmo cada Pod tendo um IP randômico, as portas continuam sendo as mesmas. 

Não sei se fui muito claro, mas espero que tenha ajudado! Se tiver mais alguma questão, estou disposto à ajudar!

Eu fiquei com a mesma dúvida. Tudo bem, as portas irão se manter, já que são definidas pelo Service e por isso ficarão intactas. Mas na situação proposta teremos um cluster com vários nodes: como definir o IP_SISTEMA que irá ficar no ConfigMap?

Olá, Victor. Tudo certo? Um ConfigMap serve justamente para armazenarmos informações de endereço, IP, variáveis de ambiente, e assim por diante. Independente de termos vários Nodes em nosso Cluster, o que vale é o parâmetro "configMapRef" (dentro do Deployment ou Pod) apontando para o ConfigMap que contém as informações necessárias.

Espero que eu tenha entendido sua dúvida e te ajudado. Se ainda tiver alguma questão, pode falar aqui que eu tentarei ao máximo te ajudar. Valeu!

opa !!!! Muito obrigado pela explicação Martins!!!

Deixa ver se eu entendi.....seu aumentar o meu numero de pods ao longo do cluster inteiro....nao preciso me preucupar com o endereço ip pois eu acesso esses pods via um service que ja tem um ip definido....e esse ip direciona pra todos esses meus pods mapeados ok ? seria isso ?

Eu ainda me atrapalho na questao do node...quanto voce fala de varios nodes voces na verdade esta falando dos pods ok ? nesse caso nod aqui é sinonimo de pod ?

Então deixa eu tentar reescrever minha frase aquie:

Frase antiga

"Caso tivéssemos múltiplos nodes em nosso cluster(o que seri isso? pods? services?), tudo funcionaria da mesma maneira, pois as portas mapeadas pelo NodePort(que portas sao essas) são compartilhadas entre os IP's de todos os nodes."

Frase Nova "Caso tivéssemos múltiplos pods em nosso cluster tudo funcionaria da mesma maneira, pois o nosso Service NodePort irá direcionar as requisições para esses pods conforme mapeamento configurado nele.

Olá! O conceito está correto quando você diz que:

"se eu aumentar o meu numero de pods ao longo do cluster inteiro....nao preciso me preucupar com o endereço ip pois eu acesso esses pods via um service que ja tem um ip definido....e esse ip direciona pra todos esses meus pods mapeados"

Isto está correto. Mas entenda algo: Pods e Nodes são coisas diferentes. No segundo curso de Kubernetes esse fica mais claro! Nodes são "ambientes" no qual estão localizados os Pods. Imagine o seguinte: Temos um Master Node (uma estrutura que recebe informações e comandos, um maestro) -> Dentro dele, temos os Worker Nodes (uma estrutura que executa os comandos recebidos pelo Master, essa é a estrutura que põe a mão na massa) -> Dentro dos Worker Nodes (o que vc chama de Nodes, simplesmente), temos os Pods (Estruturas na qual estão localizadas os Containers da nossa aplicação).

Ou seja, resumindo o que eu disse: O que você está chamando de Nodes, na verdade, são estes Worker Nodes que falei. E os Pods, são estruturas que simplesmente "armazenam" os Containers da nossa aplicação.

Sendo assim, Pods são efêmeros, eles morrem e voltam o tempo todo, e a cada vez que isso acontece, um novo IP é atribuído a eles. Mas isso não tem problema, porque quem vai conectar estes Pods são os nossos Services: eles sim tem um IP fixo. E como eles sabem quais Pods se conectar, se cada vez o IP é alterado? Por meio dos Labels e Selectors. Isso ficar super claro no segundo curso de Kubernetes. Os Nodes são apenas os ambientes onde os Pods estão localizados.

Espero que tenha ficado mais claro agora! Hahaha

Qualquer coisa, é só falar que a gente vai se conversando! Valeu!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software